Disputa por vaga no Senado já tem cinco pré-candidatos - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 2 de abril de 2013

Disputa por vaga no Senado já tem cinco pré-candidatos


A composição das alianças para chapa majoritária no Estado será decisiva para alguns pré-candidatados que devem passar por convenção para escolha definitiva dos partidos

O cenário da disputa na Paraíba pela única vaga para o Senado Federal em 2014 já começou a ser traçado. Com pelo menos cinco pré-candidaturas já apresentadas para pleitear o cargo a eleição promete ser acirrada. A composição das alianças para chapa majoritária no Estado será decisiva para alguns pré-candidatados que devem passar por convenção para escolha definitiva dos partidos.

O senador Cícero Lucena (PSDB), o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) e o ex-senador Wilson Santiago (PTB) não escondem o desejo de concorrer e já colocaram seus nomes à disposição dos respectivos partidos. As outras duas candidaturas seriam do PMDB, com o ex-governador José Maranhão na briga; e a do PT, que deve indicar a presidente do Crea-PB (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba), Giucélia Figueiredo.

Na semana passada, o vice-governador do Estado confirmou sua pré-candidatura a senador em 2014, pelo PSD. Rômulo Gouveia é presidente estadual da legenda. Ele deve entrar na campanha com o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), o que abriria a vaga na chapa majoritária para um candidato a vice. 

Cícero Lucena aparece como o candidato natural do PSDB. O parlamentar já declarou que concorrerá a reeleição. Apesar de possuir o mandato de senador, ele deve traçar estratégias para conseguir participar do pleito. Acontece que seu partido faz aliança com o Governo do Estado, entretanto, o senador é oposição ao governador Ricardo Coutinho, candidato a reeleição. A conjuntura pode inviabilizar sua candidatura se a união entre as legendas for mantida.

O senador Cássio Cunha Lima, liderança mais expressiva do PSDB, indica que a aliança com o PSB deve ser sustentada. Já o presidente da legenda da Paraíba, Ruy Carneiro, declarou anteriormente que o partido lançará candidatura própria para o Governo e o nome para concorrer seria do senador. A mudança seria a melhor oportunidade para a efetivação da candidatura de Cícero.

Um dos mais entusiasmados para brigar pela vaga no Senado é o ex-senador Wilson Santiago. O parlamentar deixou o PMDB devido à falta de espaço na sigla. Nesta quarta-feira (3), ele se filia ao PTB e assume a presidência estadual. De acordo com Wilson o objetivo da legenda é lançar candidato a senador.

O ex-governador José Maranhão não confirma sua pré-candidatura, mas também não descarta a possibilidade de participar da eleição de 2014 na chapa majoritária do PMDB, que teria o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), candidato a governador e ele a senador.

Um dos motivos justificados por Wilson Santiago para deixar o PMDB foi a postulação de Maranhão. Segundo o ex-senador, a pretensão do peemedebista é de concorrer ao cargo e ele “não quer abrir mão da disputa”.

Na semana passada o deputado estadual Frei Anastácio defendeu que o PT priorize nas eleições em 2014 a candidatura ao Senado. Na avaliação do deputado petista, seria estratégico para a reeleição de Dilma Rousseff e para a tese defendida pela legenda para uma reforma política. 

O deputado explicou que a ideia está sendo pregada pela direção nacional do PT, que quer ampliar sua bancada no Congresso Nacional e quer fazer a maior bancada de senadores possível, para dar o tom numa reforma política ampla. 

Com essa estratégia, o PT da Paraíba abriria mão da disputa pelo Governo do Estado no ano que vem e teria como ampliar a aliança com outras legendas. A indicativa do partido seria pelo nome de Giucélia Figueiredo.
Disputa por vaga no Senado já tem cinco pré-candidatos Reviewed by Chico Lobo on 18:23 Rating: 5 A composição das alianças para chapa majoritária no Estado será decisiva para alguns pré-candidatados que devem passar por convenção par...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.