Ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, está sendo velado no Palácio da Redenção - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sábado, 13 de abril de 2013

Ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, está sendo velado no Palácio da Redenção

O ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, 80 anos, está sendo velado no Palácio da Redenção e vai ser sepultado em Taperoá, sua terra natal. A notícia de sua morte é a principal manchete de A União deste sábado (13). Ele faleceu na noite desta sexta-feira no Hospital da Unimed onde se recuperava de um AVC. O jornal republica a última entrevista concedida pelo ex-governador, advogado e escritor nascido em Taperoá.

Na década de 50 Dorgival foi redator de A União. Foi prefeito de João Pessoa de 1971 a 1974 e governador da Paraíba de 1978 a 1979, em substituição a Ivan Bichara Sobreira. Dorgival governou o Estado de 14 de agosto de 78 a 15 de março de 79.  Foi aluno do Liceu Paraibano nos anos 1950.


Filho de Melquíades Vilar e Eliza Vilar, ele começou seus estudos no Ginásio Diocesano, na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. No ano de 1950, seguiu para a cidade de João Pessoa, onde concluiu o ensino médio no Liceu Paraibano. Prestou vestibular para o curso de Direito, pela Faculdade de Direito da Paraíba, atualmente Universidade Federal da Paraíba.

Iniciou a vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e posteriormente passou a trabalhar no Tribunal de Justiça do estado da Paraíba. Foi um dos incentivadores da federalização da faculdade local e ainda exerceu as funções de assessor do Conselho Estadual do Desenvolvimento, diretor de crédito de fomento do Banco do Estado da Paraíba (PARAIBAN) e foi procurador do Estado da Paraíba e, por fim, professor de Direito civil e de Direito agrário da UFPB.

Sua carreira na política paraibana tem início no ano de 1971, quando foi nomeado pelo então governador Ernani Sátiro, prefeito de João Pessoa. Em 1974, terminando seu mandato de prefeito, é eleito indiretamente vice-governador juntamente com o governador Ivan Bichara, assumindo o cargo de governador em 14 de agosto de 1978 a 15 de março de 1979, passando o cargo para Tarcísio Burity. Deixando o governo, passou a trabalhar no jornal A União e tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras.

Ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, está sendo velado no Palácio da Redenção Reviewed by Chico Lobo on 08:43 Rating: 5 O ex-governador da Paraíba Dorgival Terceiro Neto, 80 anos, está sendo velado no Palácio da Redenção e vai ser sepultado em Taperoá, sua ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.