Governo agiliza vistoria no Seguro Safra da Agricultura Familiar - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 9 de abril de 2013

Governo agiliza vistoria no Seguro Safra da Agricultura Familiar


Os trabalhos de vistoria técnica das comunidades rurais beneficiadas com o Seguro Safra  da Agricultura Familiar passam a ter mais agilidade com a capacitação de técnicos e secretários municipais de Agricultura, num trabalho de parceria entre a Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA/PB). As capacitações ocorreram nas regionais de Sousa e de Campina Grande.

A finalidade da capacitação é apresentar as novas diretrizes do Programa Garantia Safra e preparar os técnicos para acessar o sistema de informações do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), que agora é totalmente digital. Tanto a solicitação de vistorias quanto o encaminhamento dos laudos eletrônicos de vistoria serão feitos pela internet.

De acordo com a técnica da coordenação estadual do Programa Garantia Safra, Ivanilza Macêdo, o Seaf é um macro processo de verificação de perdas do Programa Garantia Safra, que começa quando a Prefeitura solicita ao MDA a vistoria e indica um técnico para vistoriar, o qual deve estar cadastrado no sistema. Autorizado, é procedida a vistoria pelo técnico que vai a campo e os agricultores assinam os laudos, que são liberados pelo Ministério, permanecendo no município. Os laudos são lançados no sistema, no módulo de verificação do Garantia Safra, dando ao MDA um panorama da produção nos municípios.

Ivanilza Macêdo destacou o ganho de tempo no processamento das informações no sistema no novo formato eletrônico em relação ao processo manual de coleta de informações como ocorria antes. “Havia demora, extravio de documentos, falta de informações, o que atrasava a verificação das perdas. Entre a solicitação da vistoria pela Prefeitura até a digitalização dos laudos pelo técnico vistoriador no novo sistema online, o tempo gasto caiu de 6 meses para cerca de 35 dias, em média.”

O coordenador regional da Emater de Sousa, Assis Bernardinho, alertou as prefeituras municipais e todos os escritórios locais da Emater, para que haja cumprimento do prazo de solicitação de vistoria do Seguro Safra e a indicação do técnico vistoriador, sob pena dos agricultores perderem o benefício nesta safra 2012/2013.
Governo agiliza vistoria no Seguro Safra da Agricultura Familiar Reviewed by Chico Lobo on 10:03 Rating: 5 Os trabalhos de vistoria técnica das comunidades rurais beneficiadas com o Seguro Safra  da Agricultura Familiar passam a ter mais agili...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.