Paraíba tem 48 municípios em grupo de alto risco de dengue - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quinta-feira, 4 de abril de 2013

Paraíba tem 48 municípios em grupo de alto risco de dengue


Dos 223 municípios da Paraíba, 48 estão classificados no grupo de alto risco de contaminação de dengue, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (2). João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Conde, Cajazeiras e Alhandra estão entre os listados.

O documento confirma o registro de dois óbitos por degue em 2013, ocorridos em João Pessoa e Arara. Ao todo, a SES recebeu notificação de sete óbitos, mas um já foi descartado e, além das duas confirmações, os outros quatro continuam sob investigação.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que o grupo I é o chamado grupo de alto risco, que é o grupo dos municípios que apresentaram óbito por dengue no período entre o dia 1 de janeiro e 30 de março, alta taxa de incidência em 2013, com o Índice de Infestação Predial (IIP) maior que 3,9%.

Segundo o Boletim Epidemiológico, foram classificados como grupo I os municípios de Alhandra, Bayeux, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Sapé, Araçagi, Araruna, Dona Inês, Solânea, Campo de Santana, Damião, São João do Cariri, Catingueira, Emas, Maturéia, Patos, Santa Luzia, São Mamede, Teixeira, Várzea, Diamante, Nova Olinda, Olho dÁgua, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Lagoa, Bernardino Batista, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Poço de José de Moura, Santa Helena, Santarém, São João do Rio do Peixe, Santa Cruz, Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Itabaiana, Salgado de São Félix, Itapororoca, Arara, Esperança, Remígio e Riacho de Santo Antônio.

“Os municípios apresentaram alta incidência de dengue nestas primeiras semanas epidemiológicas avaliadas e isso significa um número maior de casos notificados, com alta taxa de transmissibilidade da doença quando junto analisamos o IIP que nestes 48 municípios está acima de 3,9%”, comentou Talita.

Os municípios classificados no grupo II, foram Aparecida, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Jesus, Caldas Brandão, Casserengue, Catolé do Rocha, Caturité, Coremas, Cuité, Duas Estradas, Itaporanga, Lagoa Seca, Malta, Mataraca, Monteiro, Nova Palmeira, Pedra Branca, Piancó, Picuí, Prata, São João do Tigre, São José de Espinharas, São José do Sabugi, Sertãozinho, Sousa e Uiraúna. 

Esses municípios não tiveram registros de óbito por dengue neste período nem nos úlitmos dois anos, além de IIP baixo.
Segundo Talita Tavares, em 2013 esses municípios já sinalizam casos notificados e positivos para o agravo e com o IIP caracterizando alerta para as ações de campo da vigilância ambiental de forma a evitar o aumento da taxa de transmissibilidade da doença.

Já os municípios de Aguiar, Alagoa Grande, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Brejo do Cruz, Caiçara, Campina Grande, Cubati, Desterro, Guarabira, Gurinhém, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Lucena, Mamanguape, Mari, Mulungu, Pirpirituba, Pocinhos, Pombal, Queimadas, Santa Rita, São José dos Ramos, Soledade, Tavares e Triunfo, foram enquadrados no grupo III, o grupo de baixo risco, sem óbitos e com IIP entre 1% e 3,9%.

Os demais 117 municípios paraibanos foram classificados como grupo IV, municípios 'silenciosos' em 2013 para dengue, ou seja, sem óbitos por dengue em 2013 e sem informação do IIP.
G1/PB
Paraíba tem 48 municípios em grupo de alto risco de dengue Reviewed by Chico Lobo on 10:44 Rating: 5 Dos 223 municípios da Paraíba, 48 estão classificados no grupo de alto risco de contaminação de dengue, conforme o Boletim Epidemiológic...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.