PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA PROMOVIDA PELA ALPB REALIZA EXAMES DURANTE TODA A SEMANA - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
domingo, 21 de abril de 2013

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA PROMOVIDA PELA ALPB REALIZA EXAMES DURANTE TODA A SEMANA


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia nesta segunda-feira (22) a segunda edição da Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, com realização de exames em várias cidades de diferentes regiões do Estado. Para isso, um mutirão de mobilização foi convocado com o objetivo de prevenir a doença em centenas de paraibanos.

As ações vão nas cidades pólos como João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras vão acontecer entre os dias 22 a 26 (segunda a sexta). As pessoas interessadas na realização do exame podem procurar as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF), onde inicialmente serão submetidas ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e, em seguida, serem encaminhados pelo médico urologista para realizar o exame de toque retal, caso necessário.

Nos municípios de Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba, Cajazeirinhas, Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha, Tavares, Caaporã, Belém, Conceição, Areia de Baraúnas, Pilar, Pilões, Boa Ventura, Aguiar, Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado, as orientações para os exames acontecerão em datas específicas durante toda a semana, devido à falta de profissionais de urologia nos locais.

O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destacou o trabalho realizado pelo Poder Legislativo e afirmou que a finalidade é impedir que o câncer de próstata se alastre. "A ALPB vai acompanhar toda esta mobilização para que as pessoas façam o exame e o problema não se alastre, já que a doença vem tomando dimensão de epidemia", disse.

Em todo o Estado paraibano, semelhante ao que ocorre no País, o câncer de próstata é o que mais faz vítimas. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013 foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).

Confira abaixo as datas e as cidades onde haverá mobilização da campanha.

Exames e orientações

22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.

22 de abril – Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba e Cajazeirinhas.

23 de abril – Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha e Tavares.

24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.

25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.

26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA PROMOVIDA PELA ALPB REALIZA EXAMES DURANTE TODA A SEMANA Reviewed by Anônimo on 09:02 Rating: 5 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia nesta segunda-feira (22) a segunda edição da Semana de Prevenção ao Câncer de Prósta...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.