Secretaria de Saúde realiza Exposição de Cães e Gatos na Praça Pedro Américo - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quinta-feira, 4 de abril de 2013

Secretaria de Saúde realiza Exposição de Cães e Gatos na Praça Pedro Américo


Cerca de 100 animais, entre gatos e cachorros, serão apresentados à população para adoção nesta quinta (4) e sexta-feira (5), na Praça Pedro Américo, Centro da Capital. 

A ação, que ocorre das 8h às 17h, é da Prefeitura  Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Cerca de 150 animais ganharam novo lar desde o início do ano, com a realização de três outras exposições. Todas as pessoas que levaram animais para casa passaram por uma avaliação da Equipe de Posse Responsável, para ver se tinham possibilidade de arcar com a responsabilidade. “Quem decide criar um animal precisa ter consciência de não poderá deixá-lo no Centro de Zoonoses ou abandoná-lo nas ruas. Animais não são coisas”, ressaltou o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes.

Nilton enfatiza que, para quem não tiver a oportunidade de passar na Praça Pedro Américo, a adoção pode ser feita diretamente no Centro, localizada na Avenida Sérgio Guerra (principal dos Bancários). “É importante salientar que estamos com um número grande de animais porque nos negamos a sacrificá-los de forma leviana. A eutanásia é praticada somente nos casos de indicação clínica ou laboratorial, com uma justificativa do médico veterinária responsável”, explicou.

Ninhadas – O gerente de Vigilância Ambiental ressaltou ainda que o Centro de Zoonoses não é depósito de animais. “Muita gente vem deixar aqui as ninhadas que não são bem-vindas em suas casas, mas não aceitamos mais esse tipo de procedimento. Não somos um abrigo de animais”, disse.

De acordo com ele, para se desfazer de ninhadas, a pessoa deve entrar em contato com o Centro e fazer um cadastro. Depois disso, a Equipe de Posse Responsável, com ajuda de ONGs protetoras dos animais, irá até a casa dessa pessoa, com material adequado, e fará um movimento para estimular a adoção dos bichinhos no próprio bairro. “Com isso, queremos evitar que o animal seja abandonado nas ruas e acabe sendo morto ou contraindo doenças”, complementou.

Medicamentos – Outra boa novidade para a bicharada que está sob a guarda temporária do Centro de Zoonoses é que, além das vacinas, eles serão tratados com vermífugos, carrapaticidas e sarnicidas, entre outros medicamentos – tudo para evitar a eutanásia. “Se lutamos pela posse responsável, devemos ser os primeiros a dar o exemplo. Embora nossa posse seja apenas temporária, temos de cuidar dos animais da mesma forma como dizemos às pessoas que elas devem fazer”, salientou Nilton.

As exposições continuarão sendo realizadas com frequência, em pontos diversos da cidade. O objetivo é dar nova vida aos animais abandonados nas ruas pelos próprios donos – e que, se ficarem nas ruas, podem contrair doenças que podem ser fatais, como a raiva.

Para adotar um animal, o interessado deve ir a Praça Pedro Américo munido de um documento de identidade e comprovante de residência.
 Secom
Secretaria de Saúde realiza Exposição de Cães e Gatos na Praça Pedro Américo Reviewed by Chico Lobo on 10:41 Rating: 5 Cerca de 100 animais, entre gatos e cachorros, serão apresentados à população para adoção nesta quinta (4) e sexta-feira (5), na Praça P...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.