Agricultores do Curimataú recebem raquetes de palma e discutem agroecologia - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 21 de maio de 2013

Agricultores do Curimataú recebem raquetes de palma e discutem agroecologia


O Governo do Estado promoveu, nesta terça-feira (21), mais um Dia de Campo sobre Transição Agroecológica e Convivência com Semiárido, desta vez no Sítio Baixa Verde, no Assentamento Plácido Clementino da Silva, no município de Algodão de Jandaira, no Curimataú paraibano, reunindo agricultores familiares, que ouviram palestras sobre políticas públicas para agricultura familiar, desertificação da produção na perspectiva do equilíbrio do sistema de produção e receberam raquetes de palmas de vareidades resistentes à cochonilha do carmim.
O Dia de Campo foi organizado pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, contando com a parceria da Prefeitura Municipal, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, Banco do Brasil, Embrapa, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), UEPB, UFPB, entre outras instituições e órgãos parceiros
Na ocasião, foram distribuídas l0 mil raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim,produzidas pela Emepa, como parte de uma ação do Governo estadual visando criar sementeiras para mudas de palma e como evitar a infestação da praga na região. Os criadores, que na sua maioria trabalha com caprinos e ovinos, destacaram a importância da iniciativa porque, na próxima estiagem, acreditam, estarão com ração para alimentar seus rebanhos.
O Dia de Campo aconteceu na propriedade do agricultor José Renato da Silva e, após a recepção dos participantes, seguiram os debates divididos em três estações. Os participantes tomaram conhecimento sobre as tecnologias adaptadas à região semiárida, puderam tirar dúvidas quanto às práticas de cultivos agroecológicos e apreciaram, também, as variedades de palma forrageira que o Governo do Estado está disponibilizando para os criadores.  
Os técnicos da Emater abordaram outros temas de interesse dos agricultores familiares criadores, como manejo dos rebanhos em períodos de seca, orientação sobre medidas a serem tomadas na escassez de água e alimentos, além dos manejos reprodutivo, sanitário, alimentar e nutricional; e ainda sobre as políticas públicas direcionadas ao agricultor familiar. Os criadores foram informados da importância de vacinar o rebanho, cuja campanha se estenderá até o final do mês.
O presidente da Emater, Geovanni Medeiros destacou, na ocasião, a troca de experiências que estava sendo possível entre técnicos e agricultores familiares, visando o fortalecimento da agricultura familiar. O prefeito Humberto dos Santos, de Algodão de Jandaira, lembrou que o Governo do Estado tem levado ações para o município que vão cooperar para a agricultura familiar avançar, citando a construção da estrada como sendo fundamental.
“Neste dia, quando se discute ações voltadas para a agricultura familiar, sobretudo a convivência com a estiagem, é um alívio diante dos desafios e um incentivo para todos, mesmo diante das dificuldades, dando condições dos agricultores plantarem. Temos com a Emater uma grande parceria para incrementar ações de convivência com a estiagem, num trabalho que conta com outros parceiros”, afirmou.
Maria Aparecida Oliveira de Miranda Henriques, chefe de gabinete da Sedap, falou sobre os programas que o Governo vem desenvolvendo na área da agropecuária, com destaque para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, os programas de distribuição de palma e de sementes. Também participaram do evento, como organizadores, os técnicos da Emater Flaviano Guedes de Araujo, Carlos José de Araujo Filho, João Paulo Machado, Luiz Cavalcanti e Helder Grangeiro Lima.
 
Agricultores do Curimataú recebem raquetes de palma e discutem agroecologia Reviewed by Anônimo on 23:12 Rating: 5 O Governo do Estado promoveu, nesta terça-feira (21), mais um Dia de Campo sobre Transição Agroecológica e Convivência com Semiárido, de...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.