CHUVA DE ESPERANÇA: Dois açudes começam a sangrar na Paraíba - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sábado, 4 de maio de 2013

CHUVA DE ESPERANÇA: Dois açudes começam a sangrar na Paraíba


O segundo reservatório de água da Paraíba atingiu sua capacidade máxima nesta sexta-feira (3), segundo a Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo o relatório de monitoramento dos mananciais do estado, o açude de Vazante no município de Diamante no Sertão paraibano, sangrou nesta sexta-feira após atingir a capacidade máxima de aproximadamente 9 milhões de m³.

De acordo com a Aesa, choveu 40,2 milímetros na estação de Diamante nas últimas 48h. “Haverá no fim de semana a manutenção das chuvas em todo o estado, com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas. Serão de maior intensidade no Litoral e Agreste e menor nas demais regiões, vindas do Oceano Atlântico”, explica Alexandre Magno, meteorologista.

O açude Vazante se junta ao açude Cafundó, em Serra Grande também no Sertão do estado, a atingir a capacidade máxima. O açude Cafundó havia sangrado no dia 26 de março, após superar a capacidade de 313.680 m³.

Dos 121 açudes monitorados pela Aesa, 74 reservatórios se encontram com pelo menos 20% da sua capacidade, 33 estão com menos de 20% e 14 estão em situação considerada crítica com menos de 5% da capacidade. A maioria dos açudes em situação crítica estão localizados no Sertão. O gerente regional de bacias hidrográficas da Aesa, Isnaldo Costa, explicou que a situação nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão é preocupante devido à chegada do final do período chuvoso nestas regiões.

“As chuvas que caíram na Paraíba foram chuvas finas ou moderadas, que não são suficientes para reabastecer os mananciais. Os açudes do Brejo ainda podem voltar à capacidade normal, devido à localização da quadra chuvosa, mas os açudes do Cariri, Curimataú e Sertão devem continuar em situação de alerta ou criticidade”, comentou Costa.
CHUVA DE ESPERANÇA: Dois açudes começam a sangrar na Paraíba Reviewed by Chico Lobo on 05:54 Rating: 5 O segundo reservatório de água da Paraíba atingiu sua capacidade máxima nesta sexta-feira (3), segundo a Executiva de Gestão das Águas d...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.