Tv Correio do Cariri

Chuvas não foram suficientes para abastecer açudes da PB, diz Aesa

As chuvas que caíram no final de abril em todas as regiões da Paraíba não foram suficientes para abastecer os mananciais nas áreas mais críticas.
 Conforme relatório de monitoramento dos mananciais do estado feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) até esta quinta-feira (2), 48 dos 121 reservatórios de água da Paraíba ainda estão com menos de 20% de sua capacidade, a maioria deles nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão.
 Em cinco açudes há menos de 1% da água que pode comportar.
Ainda conforme o relatório dos reservatórios, 13 açudes estão em situação crítica, com menos de 5% da capacidade. 

O gerente regional de bacias hidrográficas da Aesa, Isnaldo Costa, explicou que a situação nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão é preocupante devido à chegada do final do período chuvoso nestas regiões.

“Os principais açudes do estado ainda não tiveram uma recarga suficiente. As chuvas que caíram nos últimos dias não foram suficientes, ainda é preciso racionalidade no uso da água. As chuvas que caíram na Paraíba foram chuvas finas ou moderadas, que não são suficientes para reabastecer os mananciais. 

Os açudes do Brejo ainda podem voltar à capacidade normal, devido à localização da quadra chuvosa, mas os açudes do Cariri, Curimataú e Sertão devem continuar em situação de alerta ou criticidade”, comentou Costa.

Apenas um açude na Paraíba se encontra com 100% de sua capacidade, o Cafundó, no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. Outros 74 açudes estão com pelo menos 20% da capacidade total

Açudes com menos de 5% de capacidade
Açude Emas/Emas – 3,7%
Açude São José III/São José dos Cordeiros – 2,9%
Açude São Mamede/São Mamede – 2,8%
Açude Sabonete/Teixeira – 2,7%
Açude Prata II/Prata -2%
Açude Chupadouro I/São João do Rio do Peixe – 1,8%
Açude Várzea/Várzea – 1,2%
Açude Bastiana/Teixeira – 1,1%
Açude São Francisco II/Teixeira – 0,4%
Açude Ouro Velho/Ouro Velho – 0,3%
Açude Caraibeira/Picuí – 0,2%
Açude Serrote/Monteiro – 0%
Açude São José IV/São José do Sabugi – 0%

Do G1 PB



Chuvas não foram suficientes para abastecer açudes da PB, diz Aesa Chuvas não foram suficientes para abastecer açudes da PB, diz Aesa Reviewed by Raíza on 20:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.