Governo instalará nova usina solar em Noronha - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 21 de maio de 2013

Governo instalará nova usina solar em Noronha


Depois de um dia inteiro ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), que cumpriu agenda no Estado nessa segunda-feira (20), o governador Eduardo Campos (PSB) assinará, nesta terça-feira (21), um acordo de cooperação entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), para instalação de uma nova usina solar fotovoltaica. A solenidade será realizada no salão de eventos da sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda, às 16h, e o local contemplado será a Ilha de Fernando de Noronha.
O projeto de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento ampliará o parque de energia renovável na ilha. O desenvolvimento e a implantação do sistema devem consumir recursos da ordem de R$ 11 milhões. A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), também participará da parceria fornecendo apoio técnico.
A proposta - O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe e de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A nova unidade geradora de energia renovável integrará o sistema elétrico da ilha juntamente com a usina solar que está sendo construída em uma área do Comanda da Aeronáutica.
Os painéis fotovoltaicos serão instalados sob uma área de concreto de 6.000 m², pertencente ao Governo do Estado, utilizada no passado para captação de águas pluviais. O sistema que converte a radiação solar em energia elétrica terá potência instalada de 500 kWp (quilowatt-pico) e gerará cerca de 777 MWh/ano o que corresponde a 6% do consumo da ilha. A energia produzida será injetada na rede de distribuição da concessionária. 

Governo instalará nova usina solar em Noronha Reviewed by Anônimo on 12:57 Rating: 5 Depois de um dia inteiro ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT), que cumpriu agenda no Estado nessa segunda-feira (20), o governador ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.