Tv Correio do Cariri

Médicos de Campina Grande participam de capacitação para diagnóstico da dengue


A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande realizou na tarde desta terça-feira, 21, uma oficina para o manejo clínico da dengue. O objetivo foi capacitar médicos da Atenção Básica e da rede de urgência e emergência do município sobre o diagnóstico rápido e tratamento da dengue.
A ideia é reduzir os casos graves e evitar a mortalidade pela doença. O evento, que contou com a participação de cerca de oitenta médicos, aconteceu no Auditório da Sociedade Médica. A capacitação foi ministrada pelo infectologista Francisco de Assis, da Secretaria de Estado da Saúde.
O médico mostrou que a identificação precoce dos casos de dengue é um fator decisivo na tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente evitar mortes. “Um dos problemas do diagnóstico tardio da doença é a similaridade dos principais sintomas, como a febre, as dores, com outros agravos, a exemplo das viroses. Ao conseguimos diagnosticar de forma rápida a doença, evitamos que ela se agrave”, explicou.
A médica Polyana Costa Cabral trabalha na Unidade Básica de Saúde das Malvinas e participou da capacitação. Ela disse que o momento foi importante para aprimorar os conhecimentos no que diz respeito à sistematização do atendimento às pessoas que chegam à unidade com sintomas da doença.
“Na maioria das vezes, o médico da unidade básica é o responsável pelo primeiro contato com o paciente, então, é fundamental que possamos seguir uma metodologia que agilize o diagnóstico”, comentou.
Segundo a gerente municipal de vigilância ambiental, Rossandra Oliveira, somente este ano, foram notificados 382 casos de dengue em Campina Grande.  Ela diz que, além da capacitação dos profissionais da saúde, a Prefeitura também está realizando diversas ações para combater a dengue no município.
“Estamos fazendo mutirões nos bairros que ficaram com índice alto de infestação do mosquito e promovendo atividades educativas em escolas e associações de moradores para conscientizar a população dos riscos da doença”, informou.

Médicos de Campina Grande participam de capacitação para diagnóstico da dengue Médicos de Campina Grande participam de capacitação para diagnóstico da dengue Reviewed by Raíza on 22:41 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.