Paraíba é o quarto estado a receber mais 'forasteiros' aprovados no Sisu - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quinta-feira, 16 de maio de 2013

Paraíba é o quarto estado a receber mais 'forasteiros' aprovados no Sisu


Em 2013 são 1.322 novos estudantes vindo de outros estados.
Apenas 162 paraibanos deixaram o estado para estudar em outro local.


Um levantamento do Ministério da Educação divulgado nesta quinta (16) revela que a Paraíba é o quarto estado do Brasil a receber mais estudantes de outros estados após a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. São 1.322 novas matrículas no estado e, nacionalmente, 13% dos calouros no Sisu migram de estado.
Em contraponto à crescente entrada de pessoas de outros locais nas universidades paraibanas, o levantamento mostra que apenas 162 estudantes da Paraíba deixam o estado para cursar o nível superior em outro local.  A mobilidade – que corresponde à quantidade de calouros que se matricularam fora de seu estado de origem – chega a 13% neste ano.
O estudante cearense Thiago Dantas é um dos que virão para a Paraíba. Thiago passou para o curso de odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e conta que conheceu a instituição por conta de um amigo: “Ele me falou que no começo não acreditava que iria dar certo, porque iria viajar e morar fora. Mas depois ele me contou que deu tudo certo com ele e acho que vai dar certo para mim também. No começo de 2012, já estudei com foco na UFCG”, afirma.
Iury Portela, de Recife, virá para João Pessoa para estudar direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta que a universidade paraibana foi, na verdade, uma segunda opção, mas que satisfez seus critérios: “Minha primeira opção era Recife, mas não deu. A segunda, UFPB. A diferença entre as duas é muito pouca pelo conceito do MEC [nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, do Ministério da Educação]. Me preocupo muito com isso, sou muito perfeccionista, estou sempre atrás do melhor”, conclui.
Já Iasmin de Souza Nascimento, que virá de Roraima para também cursar direito na UFPB, afirma que assim escolheu por conta da qualidade do curso. "O curso de direito de João Pessoa está entre os melhores do Brasil, é mais antigo e melhor estruturado, além de se interligar melhor com o Nordeste e o resto do país", comemora.
De acordo com os dados do MEC, coletados no início de maio, já foram realizadas 118.996 matrículas em 101 instituições brasileiras através do Sisu. Foram ofertadas 129 mil vagas e quase 2 milhões de pessoas foram inscritas. Das matrículas já realizadas, 15.671 foram feitas por quem terá de se mudar de estado; ao menos um terço destes irá para unidades federativas que não possuem limites entre si.
Minas Gerais é o estado que mais receberá universitários migrantes; serão 2.437 deles, de todos os lugares do país, menos da Paraíba. 
Paraíba é o quarto estado a receber mais 'forasteiros' aprovados no Sisu Reviewed by Anônimo on 16:38 Rating: 5 Em 2013 são 1.322 novos estudantes vindo de outros estados. Apenas 162 paraibanos deixaram o estado para estudar em outro local. ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.