Saúde de João Pessoa inicia controle populacional de cães e gatos - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quinta-feira, 9 de maio de 2013

Saúde de João Pessoa inicia controle populacional de cães e gatos


Animais vão passar por procedimento cirúrgico de esterilização (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa inicia, nesta quinta-feira (9), os serviços da Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na principal dos Bancários. A abertura da unidade será às 9h. No local, haverá uma mostra dos serviços prestados pelo CCZ e uma exposição de cães e gatos para adoção.



“O serviço, porém, não será oferecido a todas as pessoas, indiscriminadamente; haverá uma lista de prioridades”, disse ogerente de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes. Segundo ele, os pré-requisitos são: residir em área endêmica, com risco epidemiológico para a transmissão de zoonoses (toxoplasmose, leptospirose e leishmaniose); ter renda baixa (usuários do SUS e do Bolsa Família); e ter mais de 60 anos (muitos idosos têm nos animais de estimação uma companhia, quase um ente da família). “Além disso, 20% das cirurgias serão para as ONGs de proteção animal que trabalham em parceria com o CCZ”, acrescentou.

A unidade, que é pioneira na Paraíba, tem como objetivo reduzir a população de animais errantes por meio de procedimento cirúrgico de esterilização e de ações educativas voltadas para a posse responsável. “Não adianta apenas fazer a cirurgia se o dono do animal não tiver responsabilidade sobre ele. É preciso entender que animais não são coisas. Se você decide ter um, é para a vida toda”, disse o biólogo e técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício de Souza, que fará a triagem dos animais.

As ações de posse responsável serão desenvolvidas no próprio CCZ, durante o pós-operatório, com a condução dos médicos veterinários e agentes de saúde ambiental.

Depois da primeira triagem, feita com base na lista de prioridades, os animais ainda passarão por uma avaliação física e fisiológica, com exames realizados na própria unidade. “Vamos avaliar a idade do animal e as vacinas que tomou, além de fazer um hemograma e um exame de sangue para detectar a leishamniose visceral, também conhecida como calazar. Nosso objetivo é a segurança do animal”, explicou Laís Wanderlei, uma das veterinárias da equipe que fará as cirurgias.

Procedimento
A unidade pretende realizar cinco cirurgias por dia, em média – o que totaliza 25 animais por semana, ou 100 por mês. Além de Laís, a equipe conta com mais três veterinários: Suelen Almeida (cirurgiã), Felipe Sobral (cirurgião) e Sayonara Alves (anestesista).

De acordo com Laís Wanderlei, o número diário de cirurgias poderá ser maior ou menor, dependendo do procedimento e da reação do animal. “A esterilização em cadelas é a mais demorada; em segundo lugar, vêm as gatas. Com os machos, sejam cães ou gatos, o procedimento é mais rápido”, disse a veterinária.

Saúde de João Pessoa inicia controle populacional de cães e gatos Reviewed by Anônimo on 09:00 Rating: 5 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de  João Pessoa  inicia, nesta quinta-feira (9), os serviços da Unidade de Controle Populacional de ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.