Secretaria de Saúde encerra I Semana de Doação do Leite Materno - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sábado, 25 de maio de 2013

Secretaria de Saúde encerra I Semana de Doação do Leite Materno

Uma homenagem a 30 doadoras de leite marcou, nesta sexta-feira (24) pela manhã, o encerramento da “I Semana de Doação do Leite Materno”, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa. 
A estudante Jaciarly de Fátima é mãe do bebê Lucas Miguel, de seis meses, cuja única alimentação é o leite materno. Desde que o filho nasceu, ela ajuda crianças prematuras fazendo a doação do produto ao Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa. “É uma sensação muito boa saber que, por meio do meu leite, estou ajudando a quem precisa”, falou a mãe, que foi homenageada durante a solenidade. 
A dona de casa Janikely de Oliveira Santos também foi uma das homenageadas. Ela é mãe de Thayanne Gabryelle, de nove meses, e contou que, como tinha muito leite, começou a fazer doação na própria maternidade, “onde fui orientada a praticar esse ato de amor”. 
A secretária executiva da Saúde, Cláudia Veras, falou da importância de se apoiar ações como estas. “A iniciativa do Governo do Estado em apoiar a I Semana de Doação do Leite Materno reafirma a sua compreensão do cuidado que tem com a população e com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou. 
Já a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destacou a importância de gestos como estes: “Durante toda essa semana, as nossas atividades tiveram como foco a conscientização e o incentivo à prática da doação de leite materno”, declarou, adiantando que atitudes como esta levam a Paraíba a ocupar o primeiro lugar da Região Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite. São seis Bancos de Leite e 17 Postos de Coleta no Estado. Em 2012, foram quase seis mil litros de leite; mais de cinco mil doadoras, com atendimento prestado a mais de 8 mil bebês. 
Além das homenagens, durante a semana foram realizadas palestras enfocando a importância da doação de leite materno; campanha de coleta de vidros nas instituições de ensino que foram visitadas e nas cidades do interior aconteceram atividades alusivas ao evento, a exemplo de treinamento de atualização com funcionários sobre aleitamento materno, ordenha e armazenamento; capacitações; vídeo-palestras; dinâmicas relacionadas à doação de leite materno com as mães; point da doação de leite materno; panfletagens; atividades culturais e distribuição de brindes, dentre outras ações. Em Pombal, o Governo do Estado entregou na quinta-feira (23) o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional Senador Ruy Carneiro.
Ainda na solenidade de encerramento houve apresentação do coral da Unimed, formado por crianças e adolescentes das comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira e do grupo Anjos da Enfermagem. 
Para doar – Toda mulher que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar a vida de centenas de crianças prematuras. Para doar, é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio. “Nós nos responsabilizamos por passar semanalmente na casa da doadora, em dia pré-estabelecido, para pegar o leite coletado”, informou Thaíse Ribeiro.

Secom/PB
Secretaria de Saúde encerra I Semana de Doação do Leite Materno Reviewed by Unknown on 09:17 Rating: 5 Uma homenagem a 30 doadoras de leite marcou, nesta sexta-feira (24) pela manhã, o encerramento da “I Semana de Doação do Leite Materno”, ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.