Tv Correio do Cariri

Gilberto Gil e Antônio Barros e Cecéu abrem os festejos juninos na Capital

A abertura da edição 2013 dos festejos juninos da Capital ficará por conta do cantor e compositor Gilberto Gil, além dos homenageados Antônio Barros e Cecéu, nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis. No primeiro dia de festa, o público poderá assistir ainda as apresentações de Dona Selma do Coco e da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP). Antes da festa iniciar no palco, haverá uma novena, às 18h, na Igreja do Carmo, com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Com investimentos de R$ 2,7 milhões, o evento intitulado ‘João Pessoa – São João Pra Valer’ é promovido pela Prefeitura Municipal da Capital (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), e contará com mais de 150 atrações, entre elas, Nando Cordel, Cavalo de Pau, Mastruz com Leite, Santanna, Genival Lacerda e Banda Encantu’s.

Além da tradicional festa no Centro da cidade, as comemorações serão realizadas em polos descentralizados, distribuídos em cinco bairros. A programação inclui ainda cultura popular, Festival de Quadrilhas e a Vila Gastronômica.

A festa junina segue desta sesta-feira (21) até 29 de junho. No Ponto de Cem Réis, a animação começa a partir das 19h e encerrando às 2h, ampliando assim o horário do evento em relação aos últimos anos. A previsão é que no Centro da cidade, que compreende o Ponto de Cem Réis, Praça Rio Branco e Praça Dom Adauto, onde ocorre o Festival de Quadrilhas, circule um público de 80 mil pessoas por noite.

Homenageados – Os homenageados do ‘ São João Pra Valer’ são Antônio Barros e Cecéu, cuja trajetória artística conta com mais de 700 gravações e 150 clássicos no repertório. Parceiros desde 1971, os artistas alcançaram popularidade no Brasil, com canções que fazem parte do acervo de músicas autorais da dupla e gravadas por expressivos nomes da MPB como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marines. No exterior a dupla tem músicas gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.

Gilberto Gil – O baiano Gilberto Gil soma 49 anos de carreira como cantor, compositor e guitarrista. Sua formação musical agrega ritmos do nordeste do Brasil como o baião, além de samba e bossa-nova, incorporados ao rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé. A obra musical de Gilberto Gil retrata da desigualdade social às questões raciais, da cultura Africana à Oriental, da ciência à religião, entre muitos outros temas.

A importância de Gilberto Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 60, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. O movimento assimilou a cultura pop e gêneros nacionais, sendo reprimido pelo regime autoritário militar, quando Gilberto Gil e Caetano Veloso foram exilados para Londres.

Em 2001, lançou o CD "São João Vivo", onde gravou sucessos do rei do Baião, Luiz Gonzaga, Antônio Barros e Cecéu. Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou oito Grammy.

Circuito do Centro e Vila Gastronômica – Ainda no Centro, na Praça Dom Adauto, acontece o desfile das quadrilhas juninas de 21 a 25 de junho, terminando às 22h. Em seguida, em um pavilhão montado no espaço adjacente, funcionará a Vila Gastronômica, com apresentações de trios pé-de-serra, das 22h às 24h. A vila contará com três restaurantes fixos: o Bessa Grill, Sama Praia e a Companhia do Chopp.

De 26 a 29 de junho, ainda na Praça Dom Adauto, o pavilhão da Vila Gastronômica oferecerá atrações das 18h às 24h. No local, o público poderá assistir a shows de trio pé-de-serra, cultura popular e duas quadrilhas por noite.

Também no circuito da festa junina do Centro, haverá shows de grupos e artistas da cultura popular, além de trios pé-de-serra na Praça Rio Branco. Ao todo, serão 27 atrações, sendo três por noite, de 21 a 29 de junho, sempre a partir das 18h às 21h.

Cultura nos bairros – Nos dias 21, 22, 23, 28 e 29, das 20h às 23h30, haverá festa junina também em polos instalados nos bairros Padre Zé, Ernesto Geisel, Novais e Mangabeira. Em cada um dos locais desse circuito serão quatro atrações por noite, incluindo duas quadrilhas, além de trio de forró pé-de-serra e banda local.

O quinto polo será instalado na Feirinha de Tambaú, com apresentações artísticas das 19h às 23h. Nesse espaço, tocam duas quadrilhas, um trio pé-de-serra e um grupo ou artista da cultura popular por noite. Em cada uma das cinco noites nos polos está previsto um público de 20 mil pessoas.

São João e Copa – A vibração cultural da região também será motivo para reforçar a candidatura de João Pessoa para ser Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo de 2014. Através de sua logomarca, o “São João Pra Valer” faz uma alusão a duas paixões dos nordestinos, o forró e o futebol. A Capital está inscrita junto ao Comitê Organizador da Copa 2014 – FIFA, com o projeto ‘João Pessoa na Copa’.


Secom
Gilberto Gil e Antônio Barros e Cecéu abrem os festejos juninos na Capital Gilberto Gil e Antônio Barros e Cecéu abrem os festejos juninos na Capital  Reviewed by Hugo Freitas on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.