Tv Correio do Cariri

Governo discute movimento em defesa da saúde pública



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, discute, nesta segunda-feira (1º), às 14h, o movimento nacional em defesa da saúde pública “Saúde + 10”. O encontro vai acontecer no auditório de Fisioterapia do Centro de Ciências de Saúde da UFPB e vai reunir prefeitos, secretários de Saúde e gerentes Regionais de Saúde. O movimento tem o objetivo de reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o país em prol do projeto de lei de iniciativa popular que pretende assegurar o repasse efetivo e integral de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública brasileira.



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) aderiram ao “Saúde + 10”. A meta é unir forças para lutar contra perdas financeiras que o setor da saúde vem enfrentando nos últimos anos. O movimento na Paraíba também foi encabeçado pela 1ª Gerência Regional de Saúde e teve a adesão de outras 11 gerências regionais de saúde. Os participantes estão recebendo todo o material necessário para coleta de assinaturas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, esse é um movimento nacional de grande importância para a saúde pública. Com a aprovação da iniciativa será possível quase que dobrar o orçamento no Estado e, consequentemente, oferecer melhores condições para formação e qualificação de profissionais, melhores salários, além de ofertar equipamento e serviços com tecnologia e de qualidade. “Para atingirmos o maior número possível da população paraibana é necessário o apoio de todos os gerentes regionais de Saúde e dos secretários de Saúde de todos os municípios para juntos obtermos o maior número possível de assinaturas”, informou o Secretário.

Com a aprovação do “Saúde + 10”, o Estado da Paraíba vai ter acréscimo de receita de, no mínimo, R$ 800 milhões. O movimento pretende contar com a participação de toda a estrutura da saúde do Estado, além de entidades, associações, igrejas e a sociedade civil organizada. A Paraíba terá que colher cerca de 30 mil assinaturas.
Governo discute movimento em defesa da saúde pública Governo discute movimento em defesa da saúde pública Reviewed by Hugo Freitas on 21:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.