Laboratório de DNA da PB recebe certificado de qualidade da Universidade de Granada - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 19 de junho de 2013

Laboratório de DNA da PB recebe certificado de qualidade da Universidade de Granada

O Laboratório Forense da Gerência Operacional de Análise de DNA da Paraíba recebeu pela quarta vez consecutiva o certificado de Controle de Qualidade do Grupo Ibero-Americano de Trabalho em Análise de DNA (Gitad), ligado à Universidade de Granada, Espanha. O documento controla a eficiência e a confiabilidade dos resultados de exames emitidos pelo laboratório paraibano, que é vinculado ao Instituto de Polícia Científica (IPC).

Para o diretor do Instituto, Humberto Pontes, para receber o certificado, a equipe de sete peritos que atua no laboratório analisou amostras enviadas pelo Gitad. Os resultados foram considerados de excelência e de acordo com as normas internacionais.

O Laboratório de DNA do IPC da Paraíba foi criado em 2004, sendo um dos primeiros do Norte e Nordeste a analisar amostras genéticas para identificação de pessoas e esclarecimentos de crimes. “A Paraíba participou da identificação de vítimas do acidente da TAM em 2007, que teve repercussão nacional e, mais recentemente, na elucidação do homicídio do qual foi vítima a menina Fernanda Ellen, 11 anos, em João Pessoa”, lembrou Humberto Pontes. Ele ainda ressaltou que outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Piauí e Maranhão, continuam buscando o laboratório paraibano para a realização de exames de DNA. “Isso demonstra reconhecimento da excelência de nossas análises”, ressaltou. 

O Gitad foi criado em 1997 pelos pesquisadores José Antônio Acosta Lorente e Juan Carlos Alvarez, professores do Departamento de Medicina Legal da Universidade de Granada. O exercício anual do controle de qualidade faz um levantamento da situação atual dos laboratórios de DNA entre os países membros, permitindo a criação de grupos de trabalho, difusão de novas técnicas, implementação e validação de normas de qualidade e a cooperação e treinamento dos técnicos.

secom
Laboratório de DNA da PB recebe certificado de qualidade da Universidade de Granada Reviewed by Unknown on 15:00 Rating: 5 O Laboratório Forense da Gerência Operacional de Análise de DNA da Paraíba recebeu pela quarta vez consecutiva o certificado de Controle ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.