Paraíba e Pernambuco trocam experiências sobre mercado para agricultura familiar - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 12 de junho de 2013

Paraíba e Pernambuco trocam experiências sobre mercado para agricultura familiar

Extensionistas da Emater Paraíba que assessoram a Agricultura Familiar participam, durante três dias, a partir desta quinta-feira (13), em Recife (PE), de Intercâmbio Técnico sobre Produtos e Mercados Diferenciados, visando fortalecer os processos de comercialização de produtos e serviços ofertados pelos agricultores e agricultoras familiares. O evento integra convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado.
A programação foi elaborada com a parceria do Centro Sabiá e prevê uma visita à sede da ONG para conhecer os programas de comercialização operacionalizados por eles, principalmente os que abrangem as categorias de produtos de mercados diferenciados.
Durante o encontro haverá uma visita junto ao Espaço Agroecológico, no Bairro das Graças, em Recife, seguido de contatos com consumidores. Também conhecerão a metodologia de trabalho, poderão tirar dúvidas e apresentar soluções para incentivar, melhorar ou aprimorar o processo de comercialização nos municípios paraibanos.
Todos também conhecerão o trabalho do Grupo Sabiá, desde a assistência aos agricultores familiares e os programas de comercialização operacionalizados por esta entidade. O grupo vai visitar famílias agricultaras do município do Rio Formoso (PE), inclusive participarão da feira de produtos agroecológicos, segundo informou a coordenadora do intercâmbio, Sandra Maria Vidal Coutinho, assistente social da Emater Paraíba.
Derivados de Leite - A Emater local, em Barra de São Miguel, no Cariri, encerra nesta quinta – feira (13) , na Escola Estadual Melquides Tejo, curso de derivados de leite com a participação de 10 agricultores familiares participantes do Programa do Leite do Governo do Estado.
Nos dois dias de encontro estão sendo apresentados detalhadamente o fabrico dos seguintes produtos: queijos de coalho, ricota de soro, ricota de leite, requeijão cremoso, doce de leite, bebidas lácteas e iogurtes.
A realização do curso visa apresentar a produção de alguns derivados do leite, utilizando a higiene e a tecnologia como aliadas para a obtenção de produtos de qualidade e, consequentemente, segurança alimentar, melhoria da alimentação, maior durabilidade dos produtos, além de acrescentar renda extra para os agricultores envolvidos.
A expectativa é desenvolver e promover no meio rural através de sua profissionalização e integrá-lo ao urbano, otimizando os recursos materiais e de produção, interagindo com o mercado consumidor.

secom
Paraíba e Pernambuco trocam experiências sobre mercado para agricultura familiar Reviewed by Unknown on 21:00 Rating: 5 Extensionistas da Emater Paraíba que assessoram a Agricultura Familiar participam, durante três dias, a partir desta quinta-feira (13), e...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.