Em apenas uma semana, a Campanha de Vacinação contra a Pólio, também conhecida como paralisia infantil, já imunizou 153.928 crianças na Paraíba. Esse número representa 57,79% da meta do Estado, que é vacinar 265.576 crianças de seis meses a menores de cinco anos até o próximo dia 21.
A coordenadora de Imunização do Estado, Isiane Queiroga, reforça aos pais a importância de levar seus filhos nos postos de vacinação para tomar as duas gotinhas. “Só temos mais uma semana e não devemos deixar para última hora, a fim de evitar filas de espera nas unidades de saúde”, apelou.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. A vacina é extremamente segura e não há contraindicações absolutas, sendo raríssimas as reações associadas à administração.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Em todo o Estado a campanha conta com 2.377 mil postos de vacinação e com a participação de 6.650 pessoas. No ano passado, 295.190 mil crianças foram vacinadas, o equivalente a 97,95% da população-alvo, superando o índice da meta prevista, que era de 95%.