Participação popular Mulheres participam de Fórum que discute políticas públicas para a cidade - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 14 de junho de 2013

Participação popular Mulheres participam de Fórum que discute políticas públicas para a cidade

Cerca de 50 mulheres de vários bairros de João Pessoa se reúnem neste sábado (15) para discutir políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas enquanto cidadãs e moradoras da Capital. A mobilização, realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppm), acontece como parte do Fórum Temático por Segmentos Sociais e Políticas Públicas Específicas, promovido pelo Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O evento ocorre na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, das 8h às 17h.

“Nesse encontro será discutido não só propostas que poderão ser incluídas nos planos de ações e metas do governo, como o que está previsto no próprio Plano Municipal de Políticas para as Mulheres que iremos lançar brevemente. Será um momento em que as mulheres vão poder participar de uma mobilização promovida pela Prefeitura com vários segmentos da sociedade”, destaca a secretária da Seppm, Socorro Borges.

Os Fóruns Temáticos promovidos pela PMJP são uma nova etapa para a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA), que subsidiará a elaboração do Plano Plurianual (2014-2017) do Município. Compostos pela sociedade civil, membros de Conselhos Municipais de Políticas Públicas e representantes de segmentos sociais de temáticas diferenciadas, os Fóruns irão proporcionar que cada segmento possa apresentar suas problemáticas específicas e propor políticas que atendam às necessidades de cada movimento.

Mobilização - A mobilização para a participação das mulheres aconteceu a partir de uma parceria entre Seppm e articuladores do OP, que resultou na realização de reuniões semanais em cinco das 14 regiões orçamentárias. Participaram dos encontros moradoras do Grotão, Mandacaru, Jardim Veneza, Distrito Mecânico, Bancários e Comunidade Saturnino de Brito e bairros circunvizinhos.

Nos encontros, a população dessas localidades entendeu como se dará o processo para a criação do PPA Participativo, como poderão contribuir nesse processo, e ainda quais as ações realizadas pela própria Secretaria das Mulheres.

“Nessas reuniões pudemos nos aproximar de mulheres que não necessariamente participam de ongs ou movimentos sociais, mas que realizam algum trabalho na comunidade e já demonstraram, a partir de um primeiro contato com os articuladores do OP, o interesse em opinar e apresentar sugestões que possam melhorar o local em que vivem e na vida delas enquanto cidadãs”, completa a chefe de Gabinete da Seppm, Edna Maria do Nascimento.

Assim como a questão das mulheres, o Fórum Temático deste sábado contará com moradores de João Pessoa para discutir políticas nos segmentos da agricultura familiar, criança e adolescente, comunidades tradicionais, comunicação, direitos humanos, economia solidária, igualdade racial, LGBT, juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência e segurança alimentar.
Participação popular Mulheres participam de Fórum que discute políticas públicas para a cidade Reviewed by Anônimo on 15:30 Rating: 5 Cerca de 50 mulheres de vários bairros de João Pessoa se reúnem neste sábado (15) para discutir políticas públicas que atendam às suas ne...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.