Tv Correio do Cariri

Programação Cultural do São João terá opções diurnas que divulgarão tradições da cidade


Lançada na manhã desta quarta-feira, 05 de junho, no auditório do Ipsem, a Programação Cultural do Maior São João do Mundo, idealizada com o objetivo de descentralizar as atividades culturais, relacionadas ao período junino, e apresentar aos paraibanos e turistas a identidade cultural do povo campinense. Dentro da Programação Cultural serão oferecidas oficinas, apresentações e atividades de entretenimento no Centro Cultural Lourdes Ramalho, Praça da Bandeira, feiras Central, Prata e das Malvinas; Distritos de Catolé de Zé Ferreira, Boa Vista, Galante e São José da Mata. Nestes espaços, a população conhecerá outras vertentes da cultura local além da música e dança, a exemplo da literatura de cordel e gastronomia.

Segundo o prefeito Romero Rodrigues, a Programação Cultural foi criada para inovar e descentralizar as atividades do Maior São João do Mundo, oferecendo opções de cultura e entretenimento, no período diurno, e ampliando a realização dessas atividades para outras áreas da cidade. A secretária de Cultura de Campina Grande, Marlene Alves, explicou que a Programação Cultural vai além dos festejos que estão centralizados no Parque do Povo, ocupando outras áreas representativas do município para revelar e reforçar a identidade cultural do campinense.

“O nosso São João é um evento cultural, desde sua decoração, estética, bandeirolas e cores utilizadas na festa. Mas é preciso firmar a identidade da população local e mostrá-la aos campinenses e pessoas que visitam a cidade. Dentro da proposta de inovação, da atual gestão, estamos descentralizando e ampliando a festa junina nas suas várias dimensões. É preciso entender que o São João é um evento cultural em tudo, desde a música e dança até a alimentação, leitura de cordéis e da riqueza dos emboladores de coco, indo além da festa realizada à noite no Parque do Povo”, declarou Marlene Alves.

CENTRO CULTURAL – Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação, a Programação Cultural promoverá ainda oficinas culturais com dez mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. A previsão é receber, até o dia 07 de julho, cerca de 300 crianças, por dia, para a realização de atividades no Centro Cultural Lourdes Ramalho. “Vamos fazê-las entender o significado do São João, dos santos juninos e da festa de São João para a identidade nordestina. É preciso firmar essa identidade cultural no mundo globalizado que estamos”, disse Marlene.
Programação Cultural do São João terá opções diurnas que divulgarão tradições da cidade Programação Cultural do São João terá opções diurnas que divulgarão tradições da cidade Reviewed by Anônimo on 18:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.