Tv Correio do Cariri

Projeto de Cícero determina que a União aplique pelo menos 18% da sua receita líquida em serviços de saúde

Com objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos de saúde, o senador paraibano Cícero Lucena (PSDB), apresentou Projeto de Lei (PL) 162/2012 que determina que a União aplique anualmente o mínimo de 18% da sua receita líquida no setor.

O senador observou que o Governo Federal tem retraído progressivamente a cota destinada à saúde na divisão das receitas orçamentárias. “A participação do Ministério da Saúde no Orçamento da União foi reduzida de 8,0% para 6,8% entre 2000 e 2010. Enquanto isso, o ônus de sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS) recai cada vez mais sobre os ombros de estados e municípios”, reclamou.

A iniciativa de Cícero pretende recuperar a luta do movimento municipalista que durante anos sonhou com a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que entre outras iniciativas, destinava a aplicação em saúde de 10% da receita bruta da União. “O que deveria ser motivo de intensa comemoração pelos militantes na defesa da saúde pública brasileira transformou-se em frustração, pois o que prevaleceu foi à regra de estabelecer o piso com base no montante aplicado no exercício financeiro anterior, corrigido pela variação nominal do produto interno bruto”, explicou.

-Nesse sentido, propomos retomar a ideia de fixar um percentual mínimo da receita da União a ser aplicado em saúde, desta vez tomando por base de cálculo a receita corrente líquida. Essa medida atenderia aos anseios dos 95% da população que opinaram favoravelmente ao aumento da destinação de recursos para a saúde e evitaria contestações jurídico-constitucionais ao texto normativo, justificou.

O Projeto aguarda para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais sob relatoria do senador, Roberto Requião (PMDB-PR).
Projeto de Cícero determina que a União aplique pelo menos 18% da sua receita líquida em serviços de saúde Projeto de Cícero determina que a União aplique pelo menos 18% da sua receita líquida em serviços de saúde Reviewed by Hugo Freitas on 21:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.