Reunião de Secretários de Educação de todo país discute o ensino médio - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 21 de junho de 2013

Reunião de Secretários de Educação de todo país discute o ensino médio

Os secretários de Educação dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal estão reunidos em João Pessoa, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), na II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed 2013. O evento foi aberto pela secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia. A solenidade constou da execução do Hino Nacional Brasileiro em canto lírico, pela professora Areli de Carvalho Gomes, acompanhada pelo violonista Taurino Guedes, ambos do Centro Estadual de Arte – Cearte.

Os presentes também assistiram a apresentação de balé da aluna do ensino fundamental Maria Isabel dos Santos, de 12 anos, da Escola Estadual Coelho Lisboa, da cidade de Santa Luzia (Sertão paraibano). A secretária Márcia Lucena deu as boas vindas aos colegas de pasta e iniciou sua fala cumprimentando Maria Isabel, dizendo que a aluna é uma representante dos demais alunos da Paraíba, para quem todos os secretários estão reunidos num esforço, trabalhando também a diversidade de etnia, de raça, de gênero, e que a estudante está revelando uma realidade diferente que é ser aluna de uma escola do campo, com um currículo Quilombola e estuda balé clássico. “É com a delicadeza da apresentação de Maria Isabel e dos professores do Cearte que recebemos todos vocês, para que se sintam bem e que o trabalho seja produtivo nesses dois dias”, afirmou.

A secretária falou da realidade da Educação do Estado e dos avanços que têm ocorrido na gestão do governador Ricardo Coutinho e disse que espera nesse encontro aprofundar ainda mais as discussões com seus pares, para enfrentar as situações que os colocam num refazer constante.

Ao cumprimentar os presentes, o vice-governador Rômulo Gouveia falou do prestígio da Paraíba em sediar esse evento, que considerou ser de extrema importância pelos temas em pauta. Ele também comentou sobre os avanços obtidos pela atual administração que alcançou o equilíbrio financeiro, apesar das dificuldades encontradas no início da gestão, e destacou as várias ações que estão sendo desenvolvidas no Estado, como o Orçamento Democrático Estadual e o OD Escolar, experiências extremamente importantes para melhoria em vários setores e especialmente a atenção dispensada pelo governador Ricardo Coutinho à área de Educação.

A presidente do Consed e secretária de Estado do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, cumprimentou a todos e agradeceu a presença dos secretários na II Reunião do Consed. “Sabemos que nesse momento pelo qual o Brasil está passando não é fácil deixar as nossas secretarias, tendo em vista os problemas que cada Estado está vivenciando”, afirmou, agradecendo o apoio do Governo do Estado para realização do evento.

Segundo ela, “a integração de todos é muito importante e precisamos do apoio de todos, na participação de audiências públicas para as quais o Consed é convidado, nas negociações com o Ministério da Educação junto à Caps e ao Inep; é preciso a disponibilidade de todos vocês”. Após as discussões, a programação da manhã foi encerrada com a apresentação de quadrilha junina acompanhada de um trio de forró.

O tema principal da reunião é o ensino médio e a construção de um novo modelo para essa etapa de ensino, adaptado à realidade da juventude brasileira. Outro ponto a ser discutido na reunião será a Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06), que dispõe sobre a qualidade da educação básica e a responsabilidade dos gestores públicos na sua promoção

Reunião Ordinária – O Consed realiza quatro reuniões ordinárias por ano, para a discussão de estratégias e ações que visam melhorias da educação pública. Para esta segunda reunião em 2013 foi pautada a discussão de temas em debate na educação pública nacional como a reformulação do ensino médio e a lei de responsabilidade educacional. “São vários e constantes os desafios da educação brasileira, e nossa reunião serve para a troca de experiências entre os estados e a busca de soluções em comum”, afirmou a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

secom
Reunião de Secretários de Educação de todo país discute o ensino médio Reviewed by Unknown on 08:00 Rating: 5 Os secretários de Educação dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal estão reunidos em João Pessoa, nesta quinta-feira (20) e sexta-...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.