Aniversário de 9 anos Samu já fez mais de 700 mil atendimentos com média de 160 ocorrências por dia - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
terça-feira, 2 de julho de 2013

Aniversário de 9 anos Samu já fez mais de 700 mil atendimentos com média de 160 ocorrências por dia

No dia 2 de julho de 2004, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a atuar na Grande João Pessoa. Em 2006, quando se mudou para a sede própria, implantou um sistema de estatística e, hoje, contabiliza mais de 700 mil atendimentos, com média de 160 ocorrências por dia.

No início, o Samu dispunha de apenas uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e quatro de Suporte Básico (USB). Hoje, são cinco USAs, 11 USBs e sete motolâncias, que atendem tanto na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), quanto em bases descentralizadas. Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisa apenas ligar para o número 192 (ligação gratuita) e relatar o caso.

Segundo a médica Nicole Debbaudt, coordenadora geral do Samu Regional – João Pessoa, os avanços são visíveis nesses nove anos. “Concluímos o processo de regionalização com êxito e levamos cobertura do serviço 192 a populações que antes não eram atendidas. Além disso, aprimoramos a integração com outros serviços da rede municipal de saúde, adquirimos equipamentos de última tecnologia, efetivamos a participação nos eventos de grande porte do município e melhoramos a relação com a sociedade, com atendimento mais humanizado e eficiente”, disse.

As USAs atendem João Pessoa e municípios da Macrorregião I – ficam todas na base do Samu, no CAM. Já as USBs cobrem a grande João Pessoa, com bases descentralizadas em Mangabeira, Cruz das Armas, Centro, Cabo Branco e Manaíra. Por fim, as motolâncias atendem somente o município pessoense, durante o dia e em eventos noturnos, sendo uma dupla no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma), outra em Cruz das Armas e outra em Tambaú (a sétima moto fica na reserva).

Equipes – As cinco USAs são tripuladas por uma equipe composta de um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, enquanto as USBs contam com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. A motolância é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência, em localidades de trânsito intenso ou em territórios de difícil acesso para as ambulâncias.

O Samu também tem convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e participa do resgate da PRF, com um técnico em enfermagem. Esse profissional trabalha em parceria com um patrulheiro rodoviário.

História – O Samu Regional – João Pessoa foi inaugurado em 7 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. No início, teve sede provisória em um anexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Em 7 de março de 2006, foi inaugurada a sede própria do Samu, no CAM.


Aniversário de 9 anos Samu já fez mais de 700 mil atendimentos com média de 160 ocorrências por dia Reviewed by Unknown on 15:53 Rating: 5 No dia 2 de julho de 2004, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a atuar na Grande João Pessoa. Em 2006, quando se mudo...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.