Cícero Lucena dá sugestões para melhoria do sistema de saúde pública - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cícero Lucena dá sugestões para melhoria do sistema de saúde pública



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) apontou em Plenário, nesta quinta-feira (4), três pontos fundamentais que, em sua avaliação, precisam ser enfrentados para que o Brasil consiga aprimorar o sistema de saúde pública.

Em sua avaliação, um dos problemas mais graves do setor atualmente se refere à questão do subfinanciamento. Segundo o senador, além de o país gastar apenas 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) com saúde, menos da metade dos recursos destinados à área são públicos, o que significa, como observou, que, juntos, União, estados e municípios arcam com apenas 45% das despesas nacionais com saúde.

O principal motivo dessa relativamente pequena inversão de verbas públicas no setor de saúde, disse ele, é a pequena participação da União.

— A participação federal no setor vem caindo de forma constante ao longo dos últimos anos — disse.

Uma solução para o problema, de acordo com Cícero Lucena, seria a criação de lei determinando a aplicação pela União de pelo menos 10% de suas receitas na saúde. Nesse sentido, ele defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PLS 162/2012) que fixa o percentual mínimo de receita corrente líquida que a União deve aplicar anualmente em serviços públicos de saúde.

Cícero Lucena defendeu também a necessidade de implementação de uma política adequada de recrutamentos de profissionais de saúde no Brasil. Segundo ele, do modo como ocorre atualmente, as contratações concentram-se nos grandes centros em razão de sua maior capacidade de oferecer salários do que municípios interioranos. Sobre a importação de médicos estrangeiros para o Brasil, Cícero Lucena considerou indispensável a habilitação desses profissionais por meio da revalidação de diplomas.

O parlamentar sugeriu ainda, como medida importante para a melhoria do sistema de saúde pública brasileiro, a celebração de consórcios regionais entre municípios, visando racionalizar e dividir os gastos com serviços de saúde.

Cícero Lucena dá sugestões para melhoria do sistema de saúde pública Reviewed by Unknown on 13:35 Rating: 5 O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) apontou em Plenário, nesta quinta-feira (4), três pontos fundamentais que, em sua avaliação, precis...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.