Tv Correio do Cariri

Paraíba é o segundo Estado com melhor cobertura de Campanha de Vacinação de Pólio no Nordeste

A Paraíba é o segundo Estado com melhor cobertura de Campanha de Vacinação de Pólio no Nordeste, ficando atrás apenas de Sergipe, que alcançou 97,32% da meta, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. A Paraíba conseguiu superar a meta de imunização estipulada para a Campanha, que era de 95% de cobertura vacinal, imunizando 252 mil 230 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), até a manhã desta segunda-feira (8) foram vacinadas 257 mil 611 crianças contra a doença, o que representa 97,01% da meta.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, 31 municípios do Estado ainda não atingiram a meta, mas os números são considerados bons. “Consideramos os números satisfatórios e acreditamos que, todos os municípios conseguirão atingir a meta de 95% de cobertura, pois a vacinação continua”, disse.
O sistema do PNI ainda está aberto e podem ser colocadas demais doses aplicadas, já que a nível nacional a Campanha ainda não alcançou a meta de 95%, estando com 94,32% e com 11 Estados sem atingir cobertura.
A campanha foi aberta oficialmente no dia 8 de junho. Em todo o Estado, são 2.377 postos de vacinação, com a participação de 6.650 pessoas. No ano passado, 295 mil 190 crianças foram vacinadas, o que representa 97,95% da população-alvo, superando o índice da meta prevista.
A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Ela é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à vacina. Em alguns casos, como em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
A doença – Também conhecida como paralisia infantil, a doença não tem cura e a vacina é a única forma de prevenção. A aplicação das gotinhas permite também a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando assim a criar a imunidade de grupo, reforçando a proteção em todas as crianças. O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da doença.
A vacinação contra a paralisia infantil é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano, nos postos de saúde para as vacinações de rotina. 
Paraíba é o segundo Estado com melhor cobertura de Campanha de Vacinação de Pólio no Nordeste Paraíba é o segundo Estado com melhor cobertura de Campanha de Vacinação de Pólio no Nordeste Reviewed by Hugo Freitas on 09:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.