Tv Correio do Cariri

Planejamento de ações da Emater impulsiona agricultura familiar na Paraíba

A diretoria da Emater lançou, na manhã desta terça-feira (23), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, o seu Planejamento Estratégico para o triênio 2013/2015, com a participação de secretários, dirigentes de orgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado e de 250 profissionais de assistência técnica e extensão rural, representando todas as regiões da Paraíba. 
Na abertura, o vice-governador Rômulo Gouveia destacou o papel da Emater no fortalecimento da agricultura familiar. “A Emater tem um papel estruturante e importante para a implantação de ações que estão impulsionando a economia e avançando com a inclusão social, o que tem reduzido sobremaneira a pobreza no meio rural”, afirmou. 
Sobre o planejamento estratégico que a Emater está apresentando, o vice-governador disse que a proposta está dentro do plano traçado pelo governador Ricardo Coutinho, lembrando que o controle financeiro permitiu consolidar avanços no campo. “Nesse momento a Emater está ajudando a construir uma Paraíba melhor, com a participação de todo o seu corpo funcional”, disse. 
A secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, que prestigiou o encontro, disse que não era surpresa os resultados apresentados pela Emater no ano passado.“Pelos resultados alcançados em 2012, a Emater está pronta para uma grande transformação neste Estado, o que já vem fazendo silenciosamente”, afirmou, depois de ouvir a explanação do presidente da Empresa sobre as ações executadas no ano passado. 
Segundo o presidente Geovanni Medeiros, a Emater atendeu no ano passado 38.503 famílias agricultoras, com as mais variadas ações. Ele também destacou o funcionamento de 24 feiras de agricultura damiliar com a participação de 475 agricultores, gerando recursos da ordem de R$ 6,3 milhões que circularam na economia paraibana. Foram 1.982 criadores que se tornaram multiplicadores de vacinação. 
No ano passado, de acordo com o relatório de atividades, as ações da Emater com instituições parceiras, de seguridade agrícola, projetos agropecuários e comercialização atenderam a 184.056 famílias com recursos da ordem de R$ 244.343.613,77. Com o apoio da Emater, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deverá chegar a 127 municipios. Até o momento, o PAA estadual está presente em 14 municipios também assistidos pela Empasa, com a participação da Emater.
Também participaram da solenidade Ivanildo Pereira Dantas, da Fetag; Aderval Monteiro, representando o secretário da Sedap, Marenilson Batista; Ângelo Viana, do PAA estadual; João Alberto Leite, do Sebrae; Gustavo Guimarães Lima, da Conab; Dagnando Lopes, do Empreender PB; Lau Siqueira, da FAC;, Eudete Petelinkar, da Faepa; e Renato Feliciano, secretário da Indústria, Comércio e Tursino; e ainda os diretores técnico e administrativo da Emater, respectativamente, Erasmo Lucena e Francionildo de Araujo. 
O evento teve continuidade durante a tarde, com a apresentação de todos os planos de ação estatégicos, e continua nesta quarta-feira (24), com exposição das experiências nas regiões do Território do Cariri Ocidental e no Território da Borborema. Na quinta-feira (25), terá palestra sobre Metodologia Participativa por integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
O encerramento do Seminário Estratégico, previsto para as 11h30 da sexta-feira (26), terá o lançamento do livro “Descascando o Abacaxi em Número”, de autoria do engenheiro agrônomo Leôncio Villar, e a apresentação do livro “Manejo de Plantas Xerófilas no Semi-árido”, com a participação de engenheiro florestal da Emater, Itaragil Marinho.
Planejamento de ações da Emater impulsiona agricultura familiar na Paraíba Planejamento de ações da Emater impulsiona agricultura familiar na Paraíba Reviewed by Hugo Freitas on 04:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.