Tv Correio do Cariri

Presídios da Paraiba estão entre os piores do Nordeste, aponta relatório do MP



Relatório foi elaborado durante o 1º semestre de 2013. (Foto: Reprodução)Conselho Nacional do Ministério Público avaliou 299 presídios na região.

Alagoas tem uma das piores estruturas de celas e instalações.

A situação do sistema prisional de Alagoas é uma das piores da região do Nordeste, segundo apontou um relatório elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio do trabalho de Promotores de Justiça e Procuradores da República em todo o território nacional.

O documento reúne dados sobre a situação factual desses estabelecimentos e valiou estrutura, condições de saúde, convivência, entre outros fatores. (Clique aqui e confira o relatório na íntegra).

Na análise da estrutura predial, iluminação e instalação das celas, o Estado de Alagoas aparece à frente dos outros Estados nordestinos, com mais de 50% de sua estrutura considerada ruim. Os Estados de Pernambuco e Paraíba aparecem em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Outro tópico que chama atenção no relatório é sobre as instalações elétricas, sanitárias e de saúde. 83% das dependências alagoanas são consideradas ruins. Já no quesito limpeza geral, cozinha e oficinas de trabalho, Alagoas aparece como regular na maioria das avaliações, ficando atrás somente dos estados de Pernambuco, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte.

O Ministério Público mostra preocupação com a questão da superlotação das penitenciárias. A capacidade máxima de ocupação dos presídios alagoanos seria de 1368, mas cerca de 2255 pessoas chegam a ocupar as unidades.As avaliações também foram negativas sobre a segurança e alojamento dos agentes. De acordo com o relatório, foram inspecionados 299 estabelecimentos em todo o Nordeste.

De acordo com o Ministério Público o relatório foi apurado com dados colhidos nesse primeiro semestre de 2013 e servirá para orientar o órgão sobre "onde e como agir, por meio do diálogo, da celebração de acordos e de parcerias com o Poder Público e, finalmente, por meio da propositura de ações para garantir o respeito efetivo aos direitos humanos no cumprimento das penas".

À reportagem do G1, o superintendente de Administração Penitenciária de Alagoas, Carlos Luna, afirmou que ainda não está ciente do relatório e que só se posicionará quando tiver acesso ao documento.
Presídios da Paraiba estão entre os piores do Nordeste, aponta relatório do MP Presídios da Paraiba estão entre os piores do Nordeste, aponta relatório do MP Reviewed by Hugo Freitas on 23:31 Rating: 5

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Tecnologia do Blogger.