Ricardo assina convênio que prevê utilização de energia solar nos conjuntos habitacionais - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ricardo assina convênio que prevê utilização de energia solar nos conjuntos habitacionais

O governador Ricardo Coutinho, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, e o diretor presidente da  Energisa, Marcelo Rocha,  assinaram, na tarde desta segunda-feira (8), em Campina Grande, o Termo de Cooperação Técnica para a realização de estudos sobre a utilização de energia solar fotovoltaica nas casas populares a serem construídas pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).
A Cehap doou dois kits fotovoltaicos para pesquisadores do Departamento de Energia Elétrica da UFCG avaliarem a aplicabilidade da energia solar fotovoltaica nas casas populares integradas à rede de distribuição da Energisa Paraíba. A Energisa também está doando um medidor de energia elétrica bidirecional para a simulação da medição do uso da tecnologia.
O governador Ricardo Coutinho espera que, com a utilização desse sistema, a conta de luz caia pela metade, já que a energia armazenada que não for utilizada será enviada para a rede da Energisa. “A nossa meta é que possamos no futuro instalar a energia solar em todos os programas habitacionais da Paraíba. Estamos dando o primeiro passo para isso em parceria com a UFCG, que irá montar o sistema e contabilizar a energia que sairá da casa para a rede e depois da rede para a casa. É algo que interessa muito para os beneficiários dos programas habitacionais, para a universidade e a Energisa”, ressaltou. 
Segundo ele, a energia elétrica advinda das hidroelétricas é muito cara e com a abundância de sol na região não há porque deixar de investir em fontes de energia solar nos programas habitacionais para reduzir os gastos de energia dentro do orçamento familiar.
“Essa é uma tecnologia bastante usada em países desenvolvidos, exemplo da Alemanha, onde 70% das residências possuem energia solar e eólica, mesmo com uma incidência solar menor que a verificada no Nordeste brasileiro. Queremos desenvolver essa tecnologia de placas fotovoltaicas aproveitando a expertise do Departamento de Engenharia Elétrica da  UFCG para não apenas reduzir os gastos com energia, mas para produzirmos uma energia mais limpa e com baixo impacto ambiental”, explicou o governador.   
De acordo com a presidente da Cehap, Emília Correa Lima, após o estudo da UFCG, o próximo passo será a implantação do sistema  em um bloco de apartamentos no bairro Três Irmãs, em Campina Grande. “Repassamos dois kits de energia fotovoltaicas para que a UFCG faça os estudos necessários para demonstrar a viabilidade  da utilização da energia produzida pelas placas fotovoltaicas. O sistema funcionaria da seguinte forma; durante o dia o consumidor utilizará a energia fotovoltaica e o excedente armazenado irá para a rede da Energisa e será revertido em bônus em forma de energia elétrica para utilização à noite”, informou. 

O professor do Departamento de Energia Elétrica da UFCG, Marcelo Corrêa, explicou que a universidade irá avaliar a capacidade de produção dos painéis fotovoltaicos aplicados a unidades habitacionais durante um ano, período que abrange as quatro estações. “A viabilidade da produção fotovoltaica para abastecer uma residência familiar já é comprovada, agora vamos estudar a aplicação numa escala maior e a nossa expectativa é que venha a baratear os custos com energia”, revelou.
Para o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Rocha, essa é uma oportunidade excelente de juntar governo, academia e a concessionária de energia em torno de um projeto que, sem dúvida, irá trazer benefícios diretos para a população de baixa renda. “O cidadão poderá estar utilizando a energia solar durante o dia e o acumulado no medidor ser revertido em energia durante a noite. É algo inovador que vai gerar uma economia considerável na conta no final do mês”, completou.               
Ricardo assina convênio que prevê utilização de energia solar nos conjuntos habitacionais Reviewed by Unknown on 23:26 Rating: 5 O governador Ricardo Coutinho, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, e o diretor presidente da  Energis...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.