Sindicato dos Jornalistas da Paraíba convoca categoria às ruas neste dia 11 - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba convoca categoria às ruas neste dia 11



Nesta quinta-feira, 11 de julho, será realizado em todo o País o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores, convocado por diversas Centrais Sindicais, contando também com a adesão do movimento estudantil e popular. Aqui na Paraíba haverá manifestações de rua em João Pessoa e Campina Grande, inclusive com paralisações de algumas categorias, como funcionários da Cagepa, agentes de limpeza urbana, professores, bancários, metroviários e possivelmente rodoviários.



O objetivo desta mobilização nacional é fortalecer a pauta da classe trabalhadora diante das discussões no Congresso Nacional e no Governo Federal (ver dez pontos abaixo), além de impulsionar as principais pautas que surgiram nas ruas durante as grandes manifestações de massa realizadas em junho. Em nível local, o movimento também denunciará a tentativa de privatização dos terminais rodoviários de João Pessoa e Campina Grande por parte do Governo Estadual, com licitação prevista para ser finalizada já no próximo dia 29.



Sindicato dos Jornalistas na linha de frente



O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba tem se colocado na linha de frente das manifestações na Capital desde o primeiro ato, no dia 20 de junho, e agora reforça a mobilização sindical a partir da bandeira de luta da DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO e das pautas mais específicas da categoria, como aprovação imediata da PEC do Diploma – que tramita na Câmara Federal e prevê o retorno da obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercício profissional –, bem como com a campanha salarial 2013, que ainda se arrasta desde o início de abril.



No último dia 8 de julho, ocorreu a sétima reunião entre o nosso Sindicato e o Sindicato Patronal (representando as empresas Rede Paraíba, Tambaú, Arapuan e Diários Associados), que só ofereceu um reajuste de 8% nos salários, enquanto nós defendemos um aumento de 9%, uma vez que o Sistema Correio já celebrou Acordo Coletivo neste patamar. Esta empresa, no entanto, imediatamente após findada a campanha salarial, demitiu vários jornalistas, alegando contenção de despesas, incluindo um dirigente sindical.



Repudiamos que as empresas de comunicação continuem se utilizando de um falso discurso de “aperto contas”, de crise, para não reajustar dignamente os salários de seus jornalistas e ainda demiti-los.



Por tudo isso, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba convoca toda a categoria a se fazer presente na manifestação desta quinta-feira (11) e levantar junto conosco as bandeiras dos trabalhadores brasileiros, da Democratização dos Meios de Comunicação, da PEC do Diploma e de um salário digno para os jornalistas paraibanos.



Vamos a mais esta luta com muita energia e vontade de vencer!







Pauta unificada das Centrais Sindicais, do movimento estudantil e popular na Paraíba:



• Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários.
• Contra o PL 4330, que amplia as terceirizações.
• Fim do fator previdenciário.
• 10% do PIB para a Educação.
• 10% do Orçamento da União para a Saúde.
• Transporte público de qualidade; redução das tarifas e passe-livre para os estudantes.
• Valorização das aposentadorias.
• Reforma Agrária.
• Suspensão dos leilões de petróleo.

• Democratização dos meios de comunicação.
Sindicato dos Jornalistas da Paraíba convoca categoria às ruas neste dia 11 Reviewed by Unknown on 22:12 Rating: 5 Nesta quinta-feira, 11 de julho, será realizado em todo o País o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores, convocado por diversas Centr...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.