Centro Estadual de Arte inscreve para oficinas de teatro, música e artes plásticas - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Centro Estadual de Arte inscreve para oficinas de teatro, música e artes plásticas

O Centro Estadual de Arte (Cearte) está com inscrições abertas para mais seis oficinas semestrais nas áreas de música, teatro e artes plásticas. As aulas serão ministradas nos três turnos no Mosteiro de São Bento, Centro de João Pessoa.
Teatro - Aprender brincando. Esse é o principal objetivo da oficina “Teatro de Bonecos” que será ofertada gratuitamente, pela primeira vez, a iniciantes a partir dos 12 anos, no horário das 9h às 12h, sempre às terças e quintas-feiras.

Com início previsto para o dia 20 de agosto, o curso ministrado pela professora Joana Vieira Viana oferece 15 vagas e propõe trabalhar com a linguagem do teatro de forma animada, experimentando criações e teatro de bonecos (bonecos de luva, vara e fios). Serão realizadas ainda atividades de criação artística, montagem de cenas, improvisação, técnicas de manipulação e confecção de bonecos.

“A ideia da oferta deste curso partiu da direção do Centro porque necessitávamos ampliar a área de teatro voltado ao público infantil. Esta oficina vai ensinar aos alunos a confeccionarem seus próprios bonecos, bem como a realizarem jogos teatrais, criar personagens e suas histórias”, informou a diretora do Cearte, Laura Moreno.
Ainda na área de teatro será oferecida a oficina “Arteiros em cena” pela professora Luciana Portela, destinada ao público infantil dos 8 aos 14 anos. A oficina objetiva favorecer a expressividade dos participantes por meio de conceitos básicos do teatro popular. A proposta é interagir, por meio das brincadeiras, diversos elementos presentes nas expressões populares da cultura brasileira. Serão realizadas atividades como: jogos teatrais, brincadeiras musicadas, dançadas e rimadas, narrações de histórias, rodas de leituras, musicalização básica, improvisações, confecções de objetos cênicos e produções cênicas. As aulas ocorrerão nas quintas-feiras, no horário das 14h30 às 17h30.

Música – Já nas sextas, das 16h30 às 18h30, haverá a oficina de Percussão Popular ministrada pelo professor Ely Porto. Com apenas oito alunos por turma, serão ensinados ritmos populares como xote, xaxado, baião, coco, ciranda e maracatu. Além disso, os alunos irão aprender técnicas e práticas específicas de pandeiros e zabumbas.

Com turmas disponíveis às terças e quintas, ainda será ofertada a oficina de Contrabaixo Acústico destinada a quem já tem conhecimento básico de teoria musical e leitura de partitura, com apenas um aluno por turma. O curso de Contrabaixo Acústico se constitui em aulas práticas utilizando-se como base o método 'bille'. O contrabaixo acústico é um instrumento musical de cordas, o maior e mais grave dos instrumentos dessa categoria.
Xilogravura - Material nobre, muito utilizado pelos mestres impressionistas, a técnica da xilogravura, pela primeira vez, será disponibilizada no Cearte através de uma oficina de 170 horas ministrada pelo professor Maurílio Marques Estrela. Com turmas de no máximo 10 alunos, a partir dos 12 anos, o curso pretende ensinar os alunos as diversas combinações de textura gráficas e tonalidades com a importante exploração da cor do papel-suporte. A técnica da xilogravura é considerada preliminar ao óleo sobre tela, devido ao caráter solto dos traços, que agem como pinceladas. A oficina vai ocorrer no horário das 19h às 22h, nas segundas e quartas-feiras.
Produção Tridimensional em Papel – Esta nova oficina propõe a produção de formas tridimensionais usando como matéria-prima básica o papel. Para a construção de esculturas em papel serão trabalhados diferentes meios de produção como: origami, papetagem e papel machê, que permitem o contato com diferentes fazeres expressivos, como dobrar, modelar e colar. Os alunos irão aprender a técnica principalmente da reutilização do papel como princípio básico no processo de educação sustentável. A oficina será ofertada na quinta-feira em dois horários: manhã (8h às 11h30) e noite (18h30 às 21h30).
Serviço – As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 ou 3214-3412. As vagas são limitadas.

Centro Estadual de Arte inscreve para oficinas de teatro, música e artes plásticas Reviewed by Anônimo on 09:50 Rating: 5 O Centro Estadual de Arte (Cearte) está com inscrições abertas para mais seis oficinas semestrais nas áreas de música, teatro e artes plá...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.