Cícero Lucena defende modelo padrão de creches em todo o Brasil - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cícero Lucena defende modelo padrão de creches em todo o Brasil

Audiência pública debateu o programa do governo federal para a aquisição de equipamentos e construção de creches e pré-escolas

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Romeu Weliton Caputo, disse que o governo federal tem condições de cumprir, até 2106, a meta estabelecida pela emenda constitucional que prevê a universalização do ensino básico para a população brasileira de 4 a 17 anos (EC 59).
O representante do Executivo participou, nesta quarta-feira (7), da audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para debater o Pró-Infância, programa do governo federal para a aquisição de equipamentos e construção de creches e pré-escolas da rede pública. Segundo ele, o programa tem permitido a construção de 1.500 unidades por ano, o que permitirá a abertura de 1,5 milhão de vagas.
–Até 2016, temos razoável segurança de que vamos cumprir a Emenda 59. Devemos chegar lá com uma condição de atendimento melhor em creches e pré-escolas.  Para isso, é fundamental acelerarmos as construções destas unidades – Romeu Caputo.
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB), autor do requerimento que deu origem à audiência, mostrou-se preocupado com a situação das prefeituras, temendo que muitas delas não consigam manter as unidades escolares a serem construídas pelo Pró-Infância.
Ele também questionou a adoção de um prédio padrão para atender todas as regiões do país e os valores cobrados por algumas empresas vencedoras de licitações para a construção das instalações, cujos projetos apresentam os mesmos níveis de acabamento e de construção.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias de Freitas explicou o sistema de construção das creches. Ele lembrou que os prédios são pré-moldados e feitos pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDD), por meio de pregão eletrônico. Segundo ele, houve preocupação muito grande com a qualidade, por isso os projetos tiveram a participação de laboratórios especializados em zonas bioclimáticas para o conforto dos alunos, conforme a região.
Além disso, o representante do Ministério da Educação informou que a padronização é para facilitar a vida das prefeituras, que não são obrigadas a seguir o modelo. Segundo ele, muitas têm projetos próprios; outras sequer contam com arquitetos em seu corpo funcional.
Em relação à fiscalização, o presidente do FNDE ressaltou que as próprias prefeituras têm responsabilidade sobre a obra, e a empresa também tem que informar como andam os trabalhos.
Federalização
Na fase de debates, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a federalização da educação de base e a adoção de uma carreira nacional do magistério. Pela Constituição, a oferta de Educação Infantil é responsabilidade das administrações municipais. Segundo Cristovam, não há como deixar o setor nas mãos de prefeituras, visto que a maioria não tem recursos para manter um ensino de qualidade.

Cícero Lucena defende modelo padrão de creches em todo o Brasil Reviewed by Anônimo on 22:52 Rating: 5 Audiência pública debateu o programa do governo federal para a aquisição de equipamentos e construção de creches e pré-escolas O secr...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.