Fundação de Ação Comunitária lança projeto cultural “Corredor da Leitura” - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Fundação de Ação Comunitária lança projeto cultural “Corredor da Leitura”

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), lançou oficialmente, nesta quarta-feira (7), o projeto “Corredor da Leitura”, na sede da instituição, localizada na rua Desembargador Souto Maior, Centro de João Pessoa. 
Com a presença de convidados e funcionários, foi servido um café da manhã, no qual os participantes puderam realizar as primeiras interações no âmbito da conversação e leitura. O projeto Corredor da Leitura surgiu da necessidade de um espaço alternativo para que os servidores pudessem interagir com leituras, trocas de conhecimentos, experiências e tudo que venha ter repercussões no cotidiano da Fundação. 
Instalado permanentemente na antessala do auditório da FAC, o Corredor da Leitura foi formado com a doação de livros feita pelos próprios funcionários do órgão das mais diversas autorias. Disponibilizados livremente, inclusive para o público externo e funcionários portadores de deficiência visual, os livros de literatura, política, autoajuda, filosofia, psicologia, infantis e em braille visam incentivar o hábito da prática da leitura no horário do almoço e troca de expediente. Até o momento já foram doados cerca de 300 livros, mas as doações e trocas continuam abertas. 
De acordo com o presidente da FAC, Lau Siqueira, o Brasil é o decimo produtor de livros do mundo e o MEC é o terceiro maior comprador de livros. Por isso, se faz necessário que todas as instituições, públicas ou privadas, incentivem os projetos que desmistificam o acesso ao livro. “A ideia do Corredor da Leitura é proporcionar, sem nenhum custo, nos locais de trabalho e de convivência nas comunidades, o acesso ao livro que é, sem dúvida, o primeiro passo para a formação de um leitor e para a superação dos déficits de leitura decorrentes principalmente da inacessibilidade à leitura por parte da maioria da população”, informou. 
O presidente da FAC disse ainda que o entre os objetivos de ações como esta é o combate à ociosidade. “A leitura trás inúmeros benefícios para a qualidade de vida das pessoas, combate o estresse e nos revela uma verdade dita por Antônio Cândido: 'a literatura é um dos direitos humanos'. Queremos qualificar as relações de trabalho e ampliar os conhecimentos dos leitores. As pessoas que trabalham numa área completamente automatizada, por exemplo, através da leitura de bons livros, irá se encontrar com a sua subjetividade e identidade no mundo”, finalizou. 
Para o funcionário Ângelo José Ferreira, que trabalha na fundação há 10 anos, o projeto veio resgatar a interação entre os profissionais. “Considero um projeto de grande importância que objetiva resgatar em nós o gosto pela leitura e conhecimento. É por meio de pequenas iniciativas dessa natureza que podemos atingir de maneira positiva pessoas de todas as idades e fazer a diferença na construção de um mundo melhor, trazendo cultura e informação”, avaliou. 
A funcionária e comunicóloga Denise do Egypto, que trabalha no órgão desde 2004, recebeu a novidade com muito entusiasmo. “Esta será uma verdadeira terapia ocupacional para nós que, além de proporcionar um maior enriquecimento cultural no horário do almoço, ainda poderemos levar o conhecimento para casa e dividir com amigos e colegas. Assim, nos tornaremos pessoas mais conectadas sobre os mais diversos tipos de leitura e informações”, elogiou. 
Cineclube – Além do projeto cultural Corredor da Leitura, a direção da FAC implantou recentemente o Cineclube todas as quartas-feiras, no horário das 12h às 14h. Através de curtas-metragem, documentários e filmes, os cerca de 110 funcionários aprendem sobre temas relevantes, seguidos de debates com a presença de especialistas. Até o momento foram abordados os temas da homofobia, Revolução de 30, Manifestos de junho e, o mais recente, sobre a fundação do município de João Pessoa, em comemoração aos 428 anos de fundação comemorado no dia 5 de agosto. 
Serviço - A Fundação de Ação Comunitária (FAC) está localizada na rua Desembargador Souto Maior, 288 – Centro de João Pessoa, em frente ao SESC-Centro. Para mais informações os interessados devem ligar para o telefone 3208-7150. 
Fundação de Ação Comunitária lança projeto cultural “Corredor da Leitura” Reviewed by Anônimo on 22:26 Rating: 5 A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), lançou oficialmente, nesta quarta-feira...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.