Oficina-Escola completa 22 anos recuperando prédios históricos na PB - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Oficina-Escola completa 22 anos recuperando prédios históricos na PB



Até mesmo o prédio vizinho à Oficina Escola está em condições precárias (Foto: Juliana Brito/G1)Instituída em 1º de agosto de 1991, por meio de um convênio entre os governos estadual e federal e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, a Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para ofícios da área de Construção Civil, com foco na restauração e preservação do patrimônio natural e construído.

Ao longo de 22 anos, o trabalho realizado por meio da Oficina-Escola resultou na restauração de dezenas de edificações que compõem o núcleo histórico da cidade. “A primeira obra de intervenção, realizada pelos alunos da turma pioneira da Oficina-Escola, foi a restauração do Hotel Globo, concluída em 1994”, declarou a diretora geral da Oficina-Escola, Willdes Santos.


A diretora geral da entidade destaca que uma das exigências da Oficina-Escola, além da idade mínima de 18 anos, é que os alunos estejam matriculados na escola ou tenham concluído o ensino médio.O Hotel Globo está localizado no Núcleo Cidade Baixa/Porto do Capim e foi construído na década de 1920. A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 1980, quando estava em gradativo processo de descaracterização e subutilização, de acordo com informações da diretora da Oficina-Escola.

Para a execução dos trabalhos, os alunos da Oficina-Escola recebem aulas de disciplinas como: Alfabetização, Geografia, História, Gestão Empresarial, Representação Gráfica e Técnicas Construtivas. Paralelamente, são ministradas oficinas de alvenaria, carpintaria, jardinagem, marcenaria, pintura e serralharia.


“A proposta da Oficina-Escola surgiu na Espanha, com o objetivo de sanar três problemas: resgatar o patrimônio, atender jovens em situação de risco e resgatar profissões que estavam em declínio”, declarou a Willdes Santos. Ela destaca que 70% das aulas são práticas e o restante é dedicado à teoria. “O restauro é o foco. Mas, procuramos dar uma formação integral, fazendo o máximo possível para que o jovem saia como empreendedor”, ressaltou a diretora.
Oficina-Escola completa 22 anos recuperando prédios históricos na PB Reviewed by Anônimo on 19:08 Rating: 5 Instituída em 1º de agosto de 1991, por meio de um convênio entre os governos estadual e federal e a Agência Espanhola de Cooperação I...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.