Orçamento Democrático Estadual discute prioridades de investimentos nas regiões - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Orçamento Democrático Estadual discute prioridades de investimentos nas regiões

A segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual teve início nesta quarta-feira (7), na Escola do Serviço Público do Estado (Espep), em Mangabeira, com a abertura do Planejamento Democrático, que é o momento de diálogo entre os secretários de Estado e os conselheiros regionais e estaduais sobre as prioridades apontadas pelas populações das 14 regiões geoadministrativas. Saúde, abastecimento de água e segurança pública nortearam o debate deste primeiro dia.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), Gustavo Nogueira, abriu o evento falando da importância do momento, que subsidiará a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). “Este é um processo inédito no Estado, que oportunizou o diálogo com as regiões e agora irá interagir com o Legislativo, após o envio das peças orçamentárias para a Assembleia Legislativa. Cabe, agora, ao Estado, dentro dos limites orçamentários, atender a essas demandas”, disse.

“Gestão e Participação Social” foi o tema abordado pela secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, na mesa temática de abertura. Ela falou sobre a importância da participação dos conselheiros. “Os conselheiros são agentes fundamentais na construção desse modelo de política participativa. São eles que conseguem enxergar as necessidades de cada região e demandar as prioridades elencadas pela população de suas cidades”, afirmou Estela.

Na avaliação do subsecretário executivo do OD Estadual, Hélio Silva Barbosa, o primeiro dia do Planejamento Democrático foi extremamente positivo para o Governo do Estado, assim como para os conselheiros. “A democracia participativa é a marca dessa gestão que, de forma transparente, trata das necessidades das regiões dialogando com os próprios moradores. É dessa forma que o Governo do Estado avança na perspectiva da equidade e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida da população paraibana”, disse.

Segurança Pública – As regiões que dialogaram sobre segurança pública com o secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima e o comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, foram aquelas polarizadas por João Pessoa, Campina Grande e Itaporanga.

Eles falaram sobre as prioridades apontadas e do estudo que é realizado acerca das reivindicações afirmando que irão avaliar cada demanda e atender de acordo com a realidade local, tendo em vista que existem solicitações que se distanciam da realidade da apontada.

Saúde – Outro eixo em discussão, polarizado pelas regiões de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Pombal e Mamanguape foi a saúde. A secretária executiva Cláudia Veras tomou conhecimento do levantamento de todos os conselheiros e garantiu fazer o devido encaminhamento com vistas às providências cabíveis. “O Governo do Estado irá atender àquelas demandas que estiverem em consonância com a política orçamentária estadual”, observou.

Abastecimento de Água – O tema foi discutido pelas regiões de Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Itaporanga, Itabaiana, Pombal, Mamanguape, Cuité, Patos, Princesa Isabel e Catolé do Rocha junto aos dirigentes do Projeto Cooperar, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais - CDRM e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH. “Sabemos da necessidade de melhoria no sistema de abastecimento de água no Estado. Estamos realizando perfurações de poços em vários municípios e reestruturando outros serviços para amenizar a situação . Infelizmente não temos como realizar todas as obras ao mesmo tempo, mas, aos poucos, estamos avançando”, comentou o diretor presidente da CDRM, Marcelo Sampaio Falcão.
Orçamento Democrático Estadual discute prioridades de investimentos nas regiões Reviewed by Anônimo on 22:39 Rating: 5 A segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual teve início nesta quarta-feira (7), na Escola do Serviço Público do Estado (Espep), em ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.