Projeto de Lei declara Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Cabedelo - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto de Lei declara Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Cabedelo

Valorizando a cultura popular cabedelense, a vereadora Jacqueline (PRP) apresentou, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que declara a Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Cabedelo.
“Através dessa iniciativa, pretendemos dar à Nau Catarineta o status que merece, além de possibilitar incentivos aos grupos de dança, valorizando as nossas raízes”, afirmou a vereadora Jacqueline, enfatizando que a Nau Catarineta é um dos mais fortes movimentos culturais locais.
A parlamentar explicou que a Nau Catarineta é um “folguedo” popular, um poema anônimo romanceado, de origem portuguesa, que começou a ser apresentado pelos cabedelenses há mais de um século, por volta de 1910. É uma expressão artística que aborda, através do canto e da dança, grandes batalhas marítimas, acompanhadas de fome e peripécias dos bravos capitães do mar.
O primeiro grupo que apresentou a Nau Catarineta em Cabedelo foi coordenado por Basílio da Costa. “Desde então, outros grupos já se organizaram em nossa cidade para manutenção da cultura da Nau Catarineta, a exemplo dos Mestres de Barca Moacir Caetano, José Nazaré, Tadeu Patrício e Hermes do Nascimento, que também é autor da letra do Hino de Cabedelo, além de Dadá Dornelas, as saudosas Nilza do Amaral e Regina Moreira, entre outros artistas”, complementou.


Vereadora Jacqueline solicita reativação do Projeto Biblioteca Itinerante em Cabedelo

Através de requerimento, a vereadora Jacqueline (PRP) também solicitou ao Prefeito de Cabedelo, Luceninha, a reativação do Projeto Biblioteca Itinerante “O Livro em Suas Mãos”, para circular nos bairros cabedelenses, viabilizando o acesso de crianças e jovens à literatura.
            A vereadora Jacqueline informou que o caminhão utilizado para a realização do Projeto foi adquirido em 2006, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, mas esse veículo está quebrado há vários anos, depreciando-se cada vez mais.
“Solicitamos a realização do conserto do caminhão que, segundo informações técnicas, não implica despesas de grande monte. Não podemos permitir que esse nosso patrimônio, de tanta importância para os nossos jovens, se acabe”, comentou a parlamentar, ressaltando que, além de incentivar o gosto pela leitura, o Projeto Biblioteca Itinerante possibilita o acesso aos livros, afastando as crianças e adolescentes da ociosidade e de atividades nocivas.
Projeto de Lei declara Nau Catarineta um Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Cabedelo Reviewed by Anônimo on 22:24 Rating: 5 Valorizando a cultura popular cabedelense, a vereadora Jacqueline (PRP) apresentou, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que declara a N...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.