Ministério da Justiça destaca redução de homicídios na Paraíba - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ministério da Justiça destaca redução de homicídios na Paraíba



O Governo Federal destacou, nessa quarta-feira (9), a redução de homicídios na Paraíba. Uma publicação do Ministério da Justiça deu ênfase à queda de 14,5% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados nos meses de julho, agosto e setembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o texto, dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatísticas do Estado mostram que de julho a setembro de 2012 foram registrados 357 CVLI. Já em 2013, esse número caiu para 305. Se confrontados somente os índices do mês de setembro deste ano com setembro de 2012, a redução é ainda maior – de 21,5%. São 102 CVLI contra 130 ocorridos no ano anterior. O índice acumulado de janeiro a setembro de 2013 chegou a 1.122 CVLI em todo a Paraíba. Isso representa uma redução de 2,43% em relação a 2012, quando foram computados 1.150 crimes deste tipo nos primeiros nove meses do ano.

O Ministério da Justiça ainda aponta que, dentre as justificativas para a curva descendente dos índices de criminalidade violenta estão a compatibilização das áreas integradas de segurança, com delimitação por quadrantes das unidades territoriais de polícia preventiva; o fortalecimento das ações de Inteligência; o uso de sistema digitalizado e compatível com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e a qualificação do trabalho de repressão qualificada. A polícia paraibana também já apreendeu, este ano, 1.953 armas de fogo e mais de meia tonelada de drogas.

Os números divulgados pelo órgão federal foram analisados de perto pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, durante reunião de monitoramento realizada na segunda-feira (7), com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Criminal e Corpo de Bombeiros.

O monitoramento periódico tem o objetivo de identificar fragilidades que possam ser superadas e estratégias diferenciadas no âmbito do Programa ‘Paraíba Unida Pela Paz’, que em 2012 atingiu uma redução de 8,21% no registro de crimes contra a vida no Estado. No ano inteiro, foram contabilizados 1.542 CVLI, enquanto que em 2011 foram 1.680 crimes desse tipo. A queda foi a primeira verificada depois de dez anos de aumentos consecutivos de homicídios dolosos e outros crimes dolosos que resultaram em morte no Estado. Os resultados positivos obtidos em território paraibano foram responsáveis pela implantação do Programa ‘Brasil Mais Seguro’, do Governo Federal, em maio deste ano.

Para a Paraíba, até 2014, está previsto um aporte de R$ 97,8 milhões em recursos federais para aperfeiçoamento tecnológico e fortalecimento da inteligência de segurança pública, da Perícia, da Polícia Civil, da polícia ostensiva de proximidade e das ações de prevenção, além de emprego da Força Nacional, capacitação, valorização profissional e articulação com o Sistema de Justiça Criminal.
Ministério da Justiça destaca redução de homicídios na Paraíba Reviewed by andre on 06:00 Rating: 5 O Governo Federal destacou, nessa quarta-feira (9), a redução de homicídios na Paraíba. Uma publicação do Ministério da Justiça deu ênf...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.