Candidata na PB defende mudança do Enem: 'tem muito texto' - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Candidata na PB defende mudança do Enem: 'tem muito texto'

"Tem que mudar esse Enem”, disse a candidata Tânia Morais, de 59 anos, ao sair do local de prova, em Campina Grande, no segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eu acho que tem muito texto e coisas que não tem a ver com a área que a gente quer. Deviam ser de perguntas da área, coisas mais práticas", argumentou.
Tânia está fazendo o Enem pela segunda vez. Ela é pedagoga, mas tem interesse pela área de saúde e, por isso, quer tentar uma vaga no curso de enfermagem. Apesar da vontade, ela não gostou das provas e apenas se identificou com o tema da redação. “O tema da redação foi bom, falei sobre a crença religiosa. Mas ontem não gostei. A prova foi péssima”, comentou.

Subiu para seis o número de locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão ocupados e terão os exames adiados na Paraíba. De acordo com a lista atualizada pelo Ministério da Educação (MEC) divulgada neste sábado (5), as provas que aconteceriam neste fim de semana no prédio principal da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves Queiroz e em três prédios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé foram adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro.

Neste sábado e domingo (6), as provas do Enem foram aplicadas para 217.966 inscritos. Outros 3.979 candidatos só vão fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro devido à ocupação de locais de provas. O número de candidatos que tiveram as provas adiadas é equivalente a 1,79% dos 221.945 inscritos na Paraíba.
As ocupações nos colégios são realizadas por movimentos estudantis que protestam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio. Conforme decisão do MEC, as escolas que seriam locais de prova do Enem e que não foram desocupadas até a última segunda-feira, dia 31 de outubro, foram excluídas do processo. Para os alunos que fariam o Enem nestes pontos, uma nova versão do exame será aplicada na nova data, em dezembro.

Na sexta-feira (4), o MEC já havia divulgado o adiamento em quatro locais de prova na Paraíba. No campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Areia, no Agreste paraibano, 600 pessoas vão deixar de fazer o exame. Na mesma instituição em Bananeiras, a prova foi adiada para 1.478 inscritos que fariam a prova nos campi de Agroecologia e Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias. Já no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Cabedelo, o Enem também foi adiado e 440 pessoas não devem fazer a prova. Neste sábado, 107 pessoas deixam de fazer as provas na escola agrotécnica e 1.404 nos prédios da UFCG em Sumé.
Em contato com o G1, as duas instituições informaram que não há mais ocupações nestes locais. O IFPB disse ainda que os estudantes dos campi de Sousa, Cajazeiras e Cabedelo devem voltar a ocupar os prédios após a prova. O G1 entrou em contato com a direção do centro ocupado na UFCG de Sumé, mas foi informado que os responsáveis saíram do local após a ocupação. A assessoria de imprensa da UFCG, no entanto, nega que o prédio esteja ocupado.
Os portões nos locais de provas vão abertos às 11h e fechados às 12h (horário local). A aplicação das provas começa às 12h30. Ainda de acordo com o Inep, os participantes sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais e aguardar o início das provas.
​É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

Neste sábado (5), as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo (6), será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de prova.
Segundo o Inep, pela primeira vez, todos os participantes vão ter coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra.

Fonte:G1
Candidata na PB defende mudança do Enem: 'tem muito texto' Reviewed by Unknown on 09:45 Rating: 5 "Tem que mudar esse Enem”, disse a candidata Tânia Morais, de 59 anos, ao sair do local de prova, em Campina Grande, no segundo dia ...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.