Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento

O professor Vicemário Simões, atual vice-reitor, secretário de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o vencedor da consulta pública para reitor da instituição no próximo ano, declarou na manhã desta sexta-feira (09), que uma das prioridades na sua gestão será a ampliação de programas de pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. Ele declarou ainda, que é contra o desmembramento da instituição para a criação da Universidade Federal do Sertão da Paraíba (UFSPB).
O reitor eleito informou que uma carta programa foi enviada para o Ministério da Educação propondo a criação de oito cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado com linha de pesquisas em gestão pública, administração, física, ciências naturais, biotecnologia, engenharia e alimentos. “As propostas foram apresentadas ao Capes, pretendemos com isso impulsionar áreas que tenha a interação com a sociedade”, ressaltou.
Ele disse ainda, que outra prioridade será a ampliação do número de bolsa para os alunos dos cursos de graduação que participam de monitorias, projeto de extensão, iniciativa cientifica e tecnológica.
O professor lembrou, que com o atual cenário econômico do país, a instituição passa por problemas, principalmente a falta de verbas, “então muitas propostas como a criação de novos cursos, não tem previsão para serem colocadas em prática”. Vicemário explica que a universidade não tem autonomia e com a crise os recursos estão sendo contingenciados.
Em relação à proposta de desmembramento da UFCG para criação da UFSPB, o reitor eleito disse ser contra ao projeto por também ser a postura da comunidade universitária. “A comunidade universitária é contra a proposta dos deputados, e eles precisam respeitar essa decisão, mas se a comunidade quiser, essa decisão pode ser revista em uma nova consulta e é preciso que a classe política escute a comunidade antes de qualquer decisão”, disse o professor.
O professor Vicemário Simões foi eleito reitor no dia 30 de novembro deste ano em consulta à comunidade acadêmica dos sete campi da instituição – Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Ele vai administrar no quadriênio 2017-2020.
A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice pelo Colegiado Pleno, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), acontecerão na próxima semana. Ele será investido no cargo em fevereiro do próximo ano.

Fonte:De Olho no Cariri


Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento Reviewed by Unknown on 10:00 Rating: 5 O professor Vicemário Simões, atual vice-reitor, secretário de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o vencedor...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.