O Hospital Unimed JP realizará, nesta terça-feira (28), uma campanha de incentivo à amamentação e à doação de leite materno. A iniciativa – que faz parte das atividades da Semana Estadual de Doação de Leite Humano – será realizada das 8h às 16h30, no auditório do Hospital.
Durante o evento, a pediatra Tâmara Xavier Borba ministrará a palestra “Por que amamentar de forma exclusiva”. A programação inclui, ainda, uma palestra com nutricionista, depoimentos de mães doadoras e receptoras de leite e a apresentação da prática de ordenha (veja programação completa abaixo).
No Hospital Unimed JP, a campanha está sendo promovida pelo Posto de Coleta de Leite Humano, que fica sob a responsabilidade da Gerência de Enfermagem. Formado por uma equipe multidisciplinar, o posto coleta o leite doado e, em seguida, encaminha para o Banco de Leite Anita Cabral. Lá, o produto é pasteurizado e passa por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
A Semana Estadual de Doação de Leite Materno, aprovada pela Lei 9.956 de 11 de janeiro de 2013, tem como objetivo principal a divulgação da estratégia dos Bancos de Leite Humano pelos diversos setores da sociedade. Durante a iniciativa, a Rede de Bancos de Leite do Estado, com seus seis bancos de leite e 16 postos de coleta, realizam atividades para incentivar a doação.
SAÚDE PARA OS BEBÊS - Anualmente, o Brasil coleta mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos. Este ano, aproximadamente 46 mil litros já foram coletados e entregues a cerca de 50 mil crianças.
Na Paraíba, o Banco de Leite Anita Cabral coletou mais de 4 mil litros de leite materno. O número de doadoras foi superior a 4.300 e mais de 7 mil recém-nascidos foram beneficiados.
O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.
PROGRAMAÇÃO
8h: Entrega de convite e kits (doadoras) para as puérperas da maternidade
14h: Abertura oficial, com a participação do Grupo Menestréis da Tarde
14h30: Depoimento das doadoras e receptoras
15h: Palestra “Por que amamentar de forma exclusiva”, Ministrante: pediatra Tâmara Xavier Borba
15h15: Coffee break
15h30: Palestra com nutricionista
16h: Apresentação da prática de ordenha
16h30: Encerramento
Nenhum comentário:
Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.