“Mexe, Campina” é destaque em evento nacional de gestores da saúde - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 10 de julho de 2013

“Mexe, Campina” é destaque em evento nacional de gestores da saúde

Secretários municipais de saúde de todo país estão reunidos em Brasília no XIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece até esta quarta-feira, 10. No final da tarde de ontem, os gestores puderam conhecer como funciona o programa de incentivo a atividades físicas “Mexe, Campina”, da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O programa, desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e Esporte, Juventude e Lazer, foi escolhido para representar a Paraíba numa mostra de experiências de sucesso do evento. 
Quem apresentou o “Mexe, Campina” na mostra foi o secretário executivo de Esporte, Teles Albuquerque. Ele mostrou para a plateia um vídeo das ações do programa no primeiro semestre deste ano. O destaque foi para o “Quadrilhão do Mexe, Campina”, mobilização que reuniu 600 pares no Parque da Criança no mês passado para formar a maior quadrilha junina do mundo. “O que nós mostramos foi que o programa está inserido na vida do cidadão campinense, incentivando a prática de atividades físicas em todos os momentos da vida cotidiana”, explicou. 
Teles também informou para os presentes que mais de 43 mil pessoas estão cadastradas no “Mexe, Campina”. Ele destacou ainda que o programa conta com academias públicas em seis pontos da cidade e é desenvolvido em parceria com os programas da Atenção Básica em Saúde do município. “No dia de entrega dos medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, nós estamos lá para com os usuários promovendo atividades e, com isso, estamos conseguindo tirar muitas pessoas do sedentarismo”, disse. 
Presente à apresentação do programa, a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, afirmou que o “Mexe, Campina” tem dado respostas positivas na promoção e prevenção em saúde. Segundo a secretária, 75% dos usuários cadastrados no programa têm hipertensão arterial e 15% são diabéticos. “Sem dúvida, a prática de atividade física é a melhor forma de prevenir doenças como a hipertensão. Além de mexer, literalmente, com a vida da cidade, o programa tem sido um forte aliado da saúde pública municipal”, garantiu.

“Mexe, Campina” é destaque em evento nacional de gestores da saúde Reviewed by Unknown on 22:45 Rating: 5 Secretários municipais de saúde de todo país estão reunidos em Brasília no XIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.