
De acordo com a gerente do Distrito Sanitário III, área onde está localizado o bairro, a proposta é levar a ação preventiva às treze Equipes de Saúde da Família existentes na região. “É importante que, nesta primeira ação, mesmo as mulheres de outros bairros próximos ao Araxá também procurem a unidade para fazer o exame citológico durante esses dias do mutirão”, informou.
O câncer de colo do útero é o tipo de câncer mais comum entre as brasileiras, correspondendo a, aproximadamente, 24% dos casos. Para prevenir a doença, todas as mulheres acima de 18 anos ou que já tiveram a primeira relação sexual devem realizar o exame Papanicolau anualmente, ou com frequência menor, a depender do critério médico.
Preparação
Antes de realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero, recomenda-se que a mulher esteja entre o décimo e o vigésimo dia do seu período menstrual. É preciso que a usuária informe ao médico em qual período está.
Por dois dias antes do exame, a mulher deve também evitar piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais (exceto quando há recomendação médica). Estes produtos e situações podem esconder ou retirar células anormais, atrapalhando o diagnóstico.
Outra recomendação é que as mulheres evitem relações sexuais por dois dias antes do exame. Após o procedimento, todas as atividades podem voltar ao normal imediatamente.
Nenhum comentário:
Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.