Preparativos para Romaria da Penha em João Pessoa entram na reta final - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Preparativos para Romaria da Penha em João Pessoa entram na reta final

Romaria da Penha reunindo fiéis na capital paraibana. (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)Os preparativos para a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece no sábado (26) em João Pessoa, entram na fase final nesta segunda-feira (21). A expectativa de Polícia Militar é de que 420 mil pessoas participem do evento este ano.
Cerca de 200 agentes foram designados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para a manutenção das vias que compõem o itinerário da 253ª edição da romaria. O trabalho de limpeza e adequação das vias, iniciado no dia 16 de novembro, deve ser concluída até sexta-feira (25).
Já o esquema de segurança, que foi divulgado nesta segunda-feira, vai contar com 800 policiais militares e 45 viaturas e o percurso vai ser monitorado por câmeras de longo alcance e alta resolução, além de 12 pontos e Plataformas de Observação Policial (POP). A operação começa às 18h do sábado e segue até 17h do domingo (27). 

Neste ano, as homenagens começam na quarta-feira (23), às 18h30 (horário local), com a recitação do santo terço. Às 19h15 (horário local) terá o hasteamento da bandeira na santinha localizada na rua que dá acesso ao santuário, na praia da Penha, em João Pessoa. em seguida, às 19h30 (horário local), começa o tríduo, que são as três noites de celebrações. Confira a programação completa da 253ª 
De acordo com o Departamento de Geoprocessamento da Emlur, a operação de limpeza é feita em três etapas: antes, com a preparação das ruas e avenidas; durante, com o esquema de limpeza e após o evento, ainda na madrugada, com o recolhimento do lixo descartado indevidamente pelos fiéis. A ação de manutenção inclui varrição, roço, capinação, catação, coleta, pintura de meio fio e recolhimento de entulhos e podas em terrenos em todo o trajeto - que vai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) até o Santuário da Penha - aproximadamente 15 quilômetros.
"O nosso planejamento tem a meta de garantir a limpeza do trajeto e vias adjacentes, mesmo com grande concentração de pessoas que o evento atrai. Aproveitamos para solicitar à população que colabore com a limpeza pública descartando os seus resíduos nas nossas lixeiras", enfatiza Lívia Natássia, diretora do setor.
Segurança
O comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) de João Pessoa, coronel Lívio Delgado, adiantou que além das câmeras fixas, a PM terá auxílio também do monitoramento móvel. “Através dos nossos drones, que ficarão percorrendo do alto todo o percurso e indicarão possíveis suspeitos para que os policiais do terreno possam agir”, destacou.
A passarela da Avenida Dom Pedro II vai ser interditada pelos policiais do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para evitar acidentes. Na área do Santuário de Nossa Senhora da Penha, a Cavalaria vai reforçar a segurança na chegada dos romeiros. Nas ruas paralelas, a Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) e o Bope vão intensificar as rondas e os bairros receberão o reforço da Força Regional.

fonte G1
Preparativos para Romaria da Penha em João Pessoa entram na reta final Reviewed by Unknown on 17:15 Rating: 5 Os preparativos para a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece no sábado (26) em João Pessoa, entram na fase final nesta segunda-fe...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.