O deputado Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, foi o nome indicado pelo partido para compor a 4ª secretaria na Mesa Diretora na chapa de Rodrigo Maia (DEM), que tenta a reeleição. A eleição para a Mesa Diretora da Câmara está marcada para esta quinta-feira (2).
Nesta quarta-feira (1), os partidos formaram três blocos parlamentares para tentar garantir uma vaga na Mesa Diretora da Câmara. Estão na disputa, 11 cargos no comando da Mesa.
São duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências de secretaria. A indicação dos nomes que serão votados para ocupar os postos depende do tamanho das bancadas ou dos blocos.
De acordo com o G1, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conseguiu articular a formação de um bloco com 13 partidos, totalizando 358 deputados. Fazem parte do bloco PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB. Outro bloco é integrado por PTB, SD, PROS e PSL, totalizando 41 deputados. PT, PDT e PCdoB protocolaram a criação de outro bloco formal, com 91 parlamentares.
Pela regra, a distribuição das vagas é feita de forma proporcional ao número de deputados dos partidos que integram os blocos. Um bloco muito grande pode ter o direito de ficar com os principais postos da Mesa.
Pelo cálculo prévio feito pela Secretaria-Geral da Mesa o número de deputados reunidos no bloco de Rodrigo Maia é suficiente para que o grupo ocupe todas as vagas titulares da Mesa Diretora.
Fonte:Cariri em Ação
Nenhum comentário:
Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.