Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
domingo, 11 de dezembro de 2016

Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento

O professor Vicemário Simões, atual vice-reitor, secretário de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o vencedor da consulta pública para reitor da instituição no próximo ano, declarou na manhã desta sexta-feira (09) ao ClickPB, que uma das prioridades na sua gestão será a ampliação de programas de pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado. Ele declarou ainda, que é contra o desmembramento da instituição para a criação da Universidade Federal do Sertão da Paraíba (UFSPB).

O reitor eleito informou que uma carta programa foi enviada para o Ministério da Educação propondo a criação de oito cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado com linha de pesquisas em gestão pública, administração, física, ciências naturais, biotecnologia, engenharia e alimentos. “As propostas foram apresentadas ao Capes, pretendemos com isso impulsionar áreas que tenha a interação com a sociedade”, ressaltou.

Ele disse ainda, que outra prioridade será a ampliação do número de bolsa para os alunos dos cursos de graduação que participam de monitorias, projeto de extensão, iniciativa cientifica e tecnológica.

O professor lembrou, que com o atual cenário econômico do país, a instituição passa por problemas, principalmente a falta de verbas, “então muitas propostas como a criação de novos cursos, não tem previsão para serem colocadas em prática”. Vicemário explica que a universidade não tem autonomia e com a crise os recursos estão sendo contingenciados.

Em relação à proposta de desmembramento da UFCG para criação da UFSPB, o reitor eleito disse ser contra ao projeto por também ser a postura da comunidade universitária. “A comunidade universitária é contra a proposta dos deputados, e eles precisam respeitar essa decisão, mas se a comunidade quiser, essa decisão pode ser revista em uma nova consulta e é preciso que a classe política escute a comunidade antes de qualquer decisão”, disse o professor.

O professor Vicemário Simões foi eleito reitor no dia 30 de novembro deste ano em consulta à comunidade acadêmica dos sete campi da instituição – Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Ele vai administrar no quadriênio 2017-2020.

A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice pelo Colegiado Pleno, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), acontecerão na próxima semana. Ele será investido no cargo em fevereiro do próximo ano.

Fonte Cariri Ligado
Reitor eleito quer criar 8 cursos na UFCG e é contra desmembramento Reviewed by Unknown on 11:45 Rating: 5 O professor Vicemário Simões, atual vice-reitor, secretário de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o vencedor...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.