Secretário diz que cidades do interior da PB são vulneráveis a ataques - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
quarta-feira, 29 de maio de 2013

Secretário diz que cidades do interior da PB são vulneráveis a ataques

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou nesta quarta-feira (29) que a polícia já tem uma linha de investigação para prender os bandidos que participaram da ação à cidade de Princesa Isabel.
Durante a ação, cerca de dez pessoas foram feitas reféns pelo grupo, segundo a polícia. O secretário disse ainda que a fragilidade na segurança não é um problema apenas de Princesa Isabel, mas de toda cidade do interior.
Cláudio Lima disse que recebeu informações da polícia de Pernambuco de que assaltantes de bancos usaram ação semelhante na cidade de Afrânio, em Pernambuco, há cerca de 15 dias.
O secretário afirmou ainda que as cidades do interior têm poucos policiais e que não é um caso específico de Princesa Isabel. “Não é o caso de Princesa [Isabel] ser vulnerável. O que acontece é que as cidades do interior, qualquer cidade do Nordeste, têm poucos policiais, geralmente três, quatro, oito, dependendo do aporte de cada cidade".“A cidade foi praticamente metralhada e a polícia pernambucana acha que os casos possam ter alguma ligação. De qualquer forma, a polícia já tem informação e a localização aproximada do lugar onde os criminosos da ação em Princesa Isabel estejam escondidos”, afirmou.

Para o secretário, não há como ampliar efetivo. "Nós não temos como colocar um batalhão em cada cidade do interior. Isso nem os estados do sul e do sudeste do país conseguem ter um número suficiente de policiais para enfrentar uma quadrilha de dez, 15 homens armados de fuzis. Isso é uma quadrilha com potencial de guerra, pode-se dizer, e para isso precisamos ter treinamento e tropa especializada. Então não é que Princesa [Isabel] seja vulnerável. Qualquer cidade com um número pequeno [de policiais] pode sofrer uma ação dessas”, finalizou.
Apoio de Pernambuco
O secretário Cláudio Lima afirmou ainda que, além da polícia paraibana, policiais pernambucanos auxiliam nas buscas. “Além disso, também contamos desde a madrugada desta quarta-feira com o Grupo Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco, que disponibilizou um helicóptero para atuar nas buscas”, completou. O secretário disse que acredita “ter uma resposta para o caso” ainda esta semana.
Cláudio Lima também falou das ações que a Segurança Pública da Paraíba tem tomado para enfrentar a violência contra as agências bancárias do estado.
“Nós estamos buscando parceria com a Polícia Federal, com outros órgãos de segurança, e a polícia tem a seguinte estratégia: nós estamos encarando isso com preocupação, é claro, isso não se nega, mas tenha certeza de que o estado tem trabalhado muito. Em 2012, foram mais de 80 criminosos presos. Lamentamos que alguns deles foram soltos e nós sabemos que eles estão atuando. A polícia vai, como dizemos na linguagem popular, correr atrás desse prejuízo”, declarou.
Secretário diz que cidades do interior da PB são vulneráveis a ataques Reviewed by Anônimo on 17:30 Rating: 5 O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou nesta quarta-feira (29) que a polícia já tem uma linh...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.