Governo comemora Semana Nacional da Alimentação com atividades em todo Estado - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
domingo, 13 de outubro de 2013

Governo comemora Semana Nacional da Alimentação com atividades em todo Estado



Integrado às ações de comemoração do Dia Mundial de Alimentação, que será comemorado no dia 16 de outubro, o Governo do Estado abre nesta segunda-feira (14) a Semana Nacional de Alimentação, que continua até o dia 21 deste mês. O evento acontece a partir das 8h, na sede da Emater, na estrada de Cabedelo, com palestras sobre os temas Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição, Ações de Assistência Técnica Rural em Segurança Alimentar, além de apresentação de vídeo sobre hortas e quintais produtivos e obesidade.

A Semana Governo do Estado, por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap)/Emater, em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Durante as comemorações, serão promovidos vários eventos enfatizando e divulgando ações de segurança alimentar, alimentação saudável e sustentabilidade. Depois da abertura do evento na Emater, será oferecida aos participantes, degustação de sucos alternativos, provenientes de produtos da agricultura familiar, a exemplo de cenoura, macaxeira, couve, jerimum e frutas da época.

A programação do dia 14 continuará durante a tarde a partir das 14h, no auditório do Ministério Público, com um seminário sobre Políticas Públicas, quando os palestrantes Roberto Leandro, Glória Maria Batista de Araújo e Arimatéia França falarão sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis, Sistemas Alimentares Sustentáveis no Semiárido, e o Papel e Desafio do Consea para Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional. No encerramento das palestras, o presidente da Emater, Geovanni Medeiros Costa, abordará a Gestão Pública na Construção dos Sistemas Alimentares Sustentáveis. Os trabalhos da mesa serão coordenados pela extensionista social Aldenora Pereira da Silva

O ponto alto do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, terá programação especial de exposição fotográfica, feira agroecológica, distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, além de apresentações culturais e degustações diversas.

Também nos escritórios regionais da Emater ocorrerão eventos para lembrar a data. Na região de Patos, por exemplo, para o dia 17 foi programado um dia especial sobre sistemas alimentares saudáveis e apresentações culturais sobre o meio ambiente na cidade de São Mamede. Haverá ambientes onde os participantes tomarão conhecimento sobre sistemas alimentares saudáveis, alimentação saudável e cuidados no preparo e manipulação de alimentos. Também terá exposição de produtos diferenciados da agricultura familiar, encerrando com degustação de frutas e de alternativas alimentares.
No município de Rio Tinto, região administrativa da Emater/João Pessoa, a data será lembrada com divulgação das políticas públicas, enfatizando a segurança alimentar e nutricional, os programas Pnae e PAA e novamente degustação de produtos oriundos da agricultura familiar.

Dando prosseguimento à programação da Semana Nacional da Alimentação na Paraíba, acontecerão mais seminários, exposições fotográficas, feiras agroecológicas e apresentações culturais em Campina Grande, no dia 16, e na Empasa, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, dia 17 deste mês.
Enfrentamento à insegurança alimentar – Entre as ações do Governo do Estado para garantir a segurança alimentar e nutricional na Paraíba foi implantada a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (Caisan), que tem parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e conta com 21 órgãos do Governo, sendo responsável pela elaboração do Plano e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Governo do Estado aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em 2011 e vem adotando avanços na área por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), como por exemplo, o aumento de restaurantes populares, de dois para quatro (João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande e Patos), que garantem juntos 3,5 mil refeições diárias.
Outra iniciativa também por meio da Sedh é a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos, que atendia a 14 municípios e está sendo ampliado para 127 cidades paraibanas, com meta de beneficiar 2.199 agricultores, além de mais de 2,5 mil entidades socioassistenciais para atender a 137.826 pessoas com 6.122.980 refeições/mês.
Governo comemora Semana Nacional da Alimentação com atividades em todo Estado Reviewed by andre on 09:38 Rating: 5 Integrado às ações de comemoração do Dia Mundial de Alimentação, que será comemorado no dia 16 de outubro, o Governo do Estado abre nes...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.