O reajuste de 12,38% na conta da água anunciado pelo governo tem causado reação da sociedade paraibana. Não só apenas por esse reajuste, mas por outros que tem corroído a cada vez mais a saúde financeira dos cidadãos desse estado.
Além desse aumento, vale lembrar que o governo estadual já aumentou ICMS, ITCD, IPVA, Funcep e taxas do Detran.
O novo aumento, está sendo combatido pela oposição que promete ir a Justiça contra mais um ônus a ser pago pelo cidadão.
Para Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, diferente de outras unidades da federação onde os governos buscam medidas para conter os problemas financeiros, na Paraíba o governador Ricardo Coutinho tem penalizado os paraibanos com o aumento de tributos.
A crise econômica não justificaria ao aumento de tributos na Paraíba.
Segundo levantamento feito pela jornalista Lena Guimarães e publicado no Correio da Paraíba, desde que Ricardo Coutinho tomou posse até novembro de 2016, a receita do Estado subiu 80%, muito acima da inflação, que foi de 49,98%.
Entretanto, os dados demonstram que faltam medidas para contenção de gastos, principalmente com pessoal, que continua ultrapassando o estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 60%.
Fonte:MaisPB
Nenhum comentário:
Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.