O exame serve para avaliar a qualidade de cursos e instituições superiores do País. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Enade. As provas serão aplicadas em 24 de novembro e realizadas pelos estudantes indicados pelas instituições.
Baseado nos dados do ministério, Luiz Couto esclarece que nesta edição será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
"O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. A prova será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)", complementa.
Participantes
Participarão da prova estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de 2013 e estudantes de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014.
Aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso, até o término do período de inscrição, e os estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013 também devem participar. Assim como os estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição, até 16 de agosto.
Enade
O Enade é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma, sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.
Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
0 Comentários
Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.
Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.