Ensino inovador em Sumé - Correio do Cariri

728x90 AdSpace

Buy Jannah Theme
Trending
sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ensino inovador em Sumé


Alunos do ensino médio realizam experimentos de física com materiais alternativos

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB, apresentaram na manhã desta quinta-feira (9 de maio), experiências no campo da física experimental, desenvolvidas a partir de materiais alternativos.

Eles integraram um projeto do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG voltado para a melhoria do ensino da disciplina através de aulas sobre alguns fundamentos teóricos com o manuseio de equipamentos no Laboratório de Física do CDSA.

A organização da mostra foi da professora da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz, Fabiana do Nascimento Araújo, que também participou do projeto no CDSA e orientou os seus estudantes na elaboração das experiências.

Os estudantes reproduziram algumas das atividades vistas no projeto. Latas de refrigerante, caixa de fósforo, CDs, canudos de plástico e madeira foram alguns dos materiais utilizados para a construção dos experimentos e para a demonstração prática da física.

Os alunos demonstraram a condução da energia, a utilização de um circuito elétrico simples, o uso da pilha feita a partir de limões, a ação da eletricidade estática, troca de cargas positivas e negativas entre objetos, a geração e conservação de energia e aceleração mecânica.

O projeto intitulado “Aplicação da Física Experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz, segundo destacou seu coordenador, o professor José Vanderlan Leite de Oliveira, “trouxe alguns benefícios aos estudantes: redução do tempo gasto com os cálculos e concentração nos conceitos envolvidos nos experimentos; coleta de uma grande quantidade de dados; engajamento dos estudantes em tarefas com alto nível de interatividade e envolvimento em atividades que explicitam a natureza de pesquisa científica; observação de uma versão simplificada da realidade dos fenômenos físicos; tornar conceitos abstratos mais concretos e, auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o mundo natural, através da observação e interação com os modelos científicos”.

Esse projeto do Centro também teve participação dos professores Adriano Trindade de Barros e Janduy Guerra de Araújo, do técnico em laboratório de física do CDSA, Osvaldo Farias Alves e da aluna bolsista Suayra Marta Gomes de Oliveira, do curso de Engenharia de Biossistemas.
vitrini do cariri
Ensino inovador em Sumé Reviewed by Anônimo on 18:27 Rating: 5 Alunos do ensino médio realizam experimentos de física com materiais alternativos Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da Esc...

Nenhum comentário:

Espaço para interação entre os usuários e o Correio do Cariri. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.